Elas estão chegando. E, parafraseando um antigo anúncio publicitário, pode-se acrescentar: você ainda vai ter uma! Pois é, estou falando das soundbars (também chamadas surroundbars), aquelas caixas acústicas que trazem vários alto-falantes embutidos e que, teoricamente, podem substituir um sistema completo de home theater.

ysp4000sl1Já vi várias delas funcionando, e posso dizer que a sensação de envolvimento é real, embora – claro – trate-se de uma simulação. Uma dessas caixas, da Yamaha, tem nada menos do que 40 (!) falantes. E praticamente todos os fabricantes agora estão lançando pelo menos um modelo, alguns dos quais já à venda oficialmente no Brasil. Na verdade, os falantes dessas caixas não são convencionais. São do tipo “beam”, cuja dispersão sonora é programada em computador e controlada dentro do gabinete. Através de software, consegue-se “domar” as ondas sonoras de modo que se espalhem em várias direções, resultando na tal sensação de envolvimento.

O problema é que esses falantes são minúsculos e sujeitos a muita distorção. Só que a tecnologia evoluiu a tal ponto que poucos ouvidos irão perceber. Sei que muitos instaladores não querem nem ouvir falar desse tipo de produto, mas essa é a realidade do mercado mundial: simplicidade e conveniência acima de tudo. Qualidade de áudio? Bem, essa é outra conversa.

A propósito, estes são alguns dos fabricantes que estão apostando nas soundbars: Polkaudio, B&W, Boston Acoustics, Sherwood, Philips,  Denon e Marantz, além da já citada Yamaha.

1 thought on “A onda das soundbars

  1. Bem, para leigos, e decoradores e arquitetos, isso é SIMPLESMENTE TUDO que eles querem em termo de estética e praticidade, mas nem sempre é o que a gente que instalamos queremos e acima de tudo é tecnicamente correto,para se ter um VERDADEIRO ENVOLVIMENTO SONORO EM PURA QUALIDADE DIGITA. Mas infelizmente o mercado é assim: cria-se a demanda, e depois a solução, empurrando soluções que na verdade nem SEMPRE É A SOLUÇÃO VERDADEIRA e sim mais um produto que quebra um galho em locais que na verdade não teria condições de instalar um verdadeiro e autêntico sistema de home theater.Fazer o que não é mesmo, esse é o sistema do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *