Um leitor que se assina apenas “Bolenca” – engraçado como as pessoas não gostam de se identificar na internet; parece que têm receio de alguma coisa – me convida, gentilmente, a ir embora do Brasil, já que aponto vários defeitos no País e virtudes em outros. Isso, a propósito do comentário que fiz ontem sobre a questão das importações. Essa é uma boa discussão, se puder ser levada em alto nível.

Não me incluo entre os ufanistas que acham que “o Brasil é o melhor lugar do mundo”. Poderia ser, mas lamento, não é. Se pudesse, realmente sair do País seria uma opção a se considerar. Mas sei que é bem diferente conhecer um país como turista, ou a trabalho, e viver lá como residente. Como não tenho escolha, vou ficando por aqui. Isso, no entanto, não me tira (nem a ninguém) o direito de criticar o que julgo errado. Até porque sei que não estou sozinho, pelo número de mensagens que recebo.

Aliás, é só assim que se consegue melhorar as coisas: criticando e apontando soluções. Ou será que o leitor prefere ficar elogiando nossas praias, nossa brava gente brasileira, nossas escolas, nosso governo? Francamente, isso me lembra meus tempos de juventude, quando a ditadura militar criou o slogan “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Alguém tem saudades?

2 thoughts on “Brasil, ame-o ou deixe-o

  1. Não concordo com diversas críticas feitas neste blog ao governo federal. Mas daí a sugerir a saída do seu autor do país é de uma mediocridade sem fim. O caso é justamente o inverso: é obrigação moral de quem não concorda com os rumos da nação lutar para que eles sejam corrigidos e não simplesmente abandonar o barco.

  2. Acho que o blogueiro devia concentrar suas forças na Revista HT, que por sinal, sou assinante a 3 anos, e recebo ela “religiosamente” atrasada todos os meses, e sou obrigado a gastar um interurbano todos os meses para SP.
    Lamentavel, mas é mais facil por a culpa no governo, do que olhar para o proprio umbigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *