atomVocê sabe quanto é 1 exabyte? Confesso que eu nem sabia que essa palavra existia, até ler, na semana passada, as projeções da Cisco Systems para o volume de tráfego nas redes móveis mundiais nos próximos anos. O tal Xb (acho que essa será a abreviatura) equivale a 1 milhão de gigabytes. Segundo a Cisco, esse será o total de dados transmitidos através de dispositivos móveis em todo o mundo, por mês, em 2.012.

Não sei de onde eles tiram essas previsões, mas o fato é que a empresa americana diz estar se preparando para uma enxurrada de informações. Segundo o The New York Times, 1Xb foi o volume trafegado, em todas as redes (móveis ou fixas), durante o ano de 2004!  Os dados da Cisco indicam que mobilidade, conectividade e interatividade serão os principais atributos dos equipamentos de comunicação daqui por diante. Um único smartphone irá trafegar o equivalente a 30 telefones comuns; e um notebook 3G será como se 450 celulares estivessem funcionando ao mesmo tempo.

Para dar vazão a todo esse volume – que inclui dados, voz, fotos, vídeos (inclusive em HD), transmissões de web radio e tudo o mais que você possa imaginar – os fabricantes de chips estão lançando este ano uma nova geração de processadores. Segundo a reportagem, os mais qualificados para uso em dispositivos móveis seriam o Atom, da Intel; o Snapdragon, da Qualcomm; e o Tegra, da NVidia.

Será que seremos capazes de absorver e utilizar tanta informação?

3 thoughts on “Na era do exabyte

  1. Só complementando: o exabyte já tem a sua codificação padronizada como “EB” e corresponde a 1024 bytes elevados à sexta potência. E, acredite, já há duas nomenclaturas acima disso: a “ZB” – zettabyte (1024 elevado à sétima potência) e a “YB” – yottabyte (1024 elevado à oitava potência). Tenho certeza que um dia nos acostumaremos a isso. Lembro-me que há um ano atrás nem ao menos sabíamos o que era terabyte, e hoje, qualquer mediacenter já anuncia a sua capacidade nessa grandeza.

  2. ola vcs tem noção de quanto é o giro desses hd
    pois pelo o supriendente espaço gostaria de saber qual o seu giro é qual a entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *