rottenapplePesquisa divulgada esta semana na ComputerWorld americana indica que a hegemonia da Apple entre os fabricantes de computadores já não é tão grande. Segundo a empresa de pesquisas RescueCom, que analisa o desempenho dos fabricantes mês a mês, a empresa de Steve Jobs está sendo superada pelos chineses, pelo menos no item “confiabilidade”. A RescueCom montou um ranking baseado nas opiniões dos revendedores e assistências técnicas: quanto mais reclamações sobre uma marca, menor a sua pontuação. E, neste início de ano, o número de queixas contra produtos da Apple aumentou significativamente.

Em 2007 e 2008, a posição da Apple era absoluta nesse quesito. Agora, não mais. Nos dois primeiros meses de 2009, os líderes foram Asustek (fabricante dos já famosos netbooks Eee) e Lenovo; a Apple ficou em terceiro lugar, seguida por Toshiba, Acer e HP. Bem, os números não são absolutos. Segundo Josh Kaplan, diretor da RescueCom, a pontuação é calculada comparando-se a porcentagem de reclamações com o market-share da marca. Como os chineses cresceram muito nos últimos meses, é natural que sua pontuação aumente num primeiro momento. 

Outro ponto destacado por Kaplan: a pesquisa não inclui as Apple Stores. E, quando se trata de reclamação, ninguém consegue ser atendido numa loja Apple, dado o enorme movimento de pessoas lá dentro. Por isso, os usuários acabam procurando mais as assistências técnicas que não são da própria empresa. Então, claro que o percentual é maior nestas.

Será preciso ver o que vai acontecer a médio prazo. Mas não deixa de ser um alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *