Este é mais um furo do Tela Viva, que merece ser conferido em breve: a TV Cultura de São Paulo prepara a produção e exibição de programas em 3D. Como? Simples: seguindo o exemplo do velho Assis Chateaubriand, que ao lançar a televisão no País, em 1950, mandou vir dos EUA uma série de aparelhos receptores, já que ninguém os tinha por aqui. Instalou os TVs em pontos estratégicos da capital paulista e todo mundo que viu ficou maravilhado e saiu espalhando a novidade. A história é contada em detalhes na grande biografia “Chatô”, de Fernando Morais; agora, Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a Cultura-SP, se dispõe a repetir a façanha.

Markun está nos EUA negociando com fornecedores a compra de equipamentos 3D e de conteúdos compatíveis para exibir aqui. Como se sabe, o grande gargalo da TV 3D é a falta de programas, cuja produção custa muito caro. Mas Markun, que outro dia peitou o ministro Helio Costa para colocar no ar a multiprogramação, pelo jeito gosta desses desafios. Estão em estudos novas experiências com os canais Multicultura, dedicado a exibir produções artísticas de vanguarda, e UnivespTV, focado em programas educativos. Ambos chegaram a ir ao ar por alguns dias, mas a Cultura teve que tirá-los do ar sob ameaça do ministro.

Por sinal, o Tela Viva deu outro furo ontem, ao noticiar que o próprio presidente Lula deu ordens a Helio Costa para resolver logo essa pendência com a Cultura – outro ministro, Franklin Martins, disse que deve sair uma autorização para uso experimental da multiprogramação nas emissoras educativas, o que nada mais é do que demonstração de bom senso. Como bem diz Markun, “fazer experiências: essa é a função da TV pública”.

2 thoughts on “3D na TV brasileira

  1. Como sempre, as “outras” emissoras não tem o menor interesse na multiprogamação, pelo meu ver por duas razões:

    Só existe progamas de auditório de baixissima qualidade artistica, vendo que os maiores “sucessos de público” são copias de outras emissoras de fora do Brasil, evidenciando a falta de criatividade de elaborar conteúdo.

    E na mesma linha de falta de criatividade, porque colocar outra progamação, se isso teria que envolver mais profissionais, despesas.., e o principal, tiraria a atenção dos espectadores para aquilo que realmente interessa a eles, PROPAGANDA, pois se começa um comercial, simplesmente ‘muda’ de canal, porque afinal de contas quem gosta de propaganda.

    Parabéns a Tv Cultura, que alem de oferecer a multiprogamação,está batendo de frente com o Governo, que afinal de contas, parece que só vê mesmo o interesse das ‘Grandes Teles “.

  2. A alta definição já chegou,mas,no,Brasil,ainda é para poucos com muito dinheiro.
    Os japoneses da Sony desenvolveram a tecnologia ´´Oled“que ,recentemente,foi lançada aqui,mas no JAPÃO já há pesquisas para a tv de superalta definição que num futuro próximo as empresas nipônicas devem lançar no mercado global. 1º ,os japoneses lançam nos EUA ,depois na Europa e por último nos países em desenvolvimento(Brasil) já que nos países como o nosso,o poder de compra da maioria do povo é baixa.

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