Cada vez mais a questão da economia de energia entra na pauta dos fabricantes de eletrônicos. Já comentamos o assunto aqui e vimos de perto essa tendência na CES 2009. Agora, a Panasonic dá mais um passo nessa direção, ao lançar no Brasil um novo TV de plasma que, segundo o fabricante, consome 30% menos: 286 watts, contra 380W, em média, dos demais plasmas. É uma boa diferença. A LG é outra que aposta nessa tendência: incluiu uma função chamada “Energy Saving” nos novos TVs da linha Scarlet. Acionando uma tecla, o usuário pode diminuir o brilho da tela quando a sala está escura, o que reduz o consumo. Já os TVs de led da Samsung fazem isso automaticamente: quando se apagam as luzes, o brilho da tela diminui.

Aliás, os fabricantes deveriam usar mais esse tipo de informação. Poucos usuários sabem que numa sala com pouca luz não há necessidade de brilho intenso no TV. A tendência é que as novas gerações de TV incluam algum tipo de gerenciamento interno, para fazer o controle automático de brilho. É uma boa!

3 thoughts on “Plasma que consome menos

  1. A minha tv Samsung Plasma de 42 polegadas (PL42A450), tambem tem essa função, e economiza quase 50% quando ativada, São 3 níveis de economia de energia (baixa, média e alta). Durante a Noite da para usar o nível alto tranquilo.

  2. Orlando, bom dia. Em relação a essa nova linha de plasmas da Panasonic e da LG, ambos com consumo (bem) menor de energia, há alguma previsão de lançamento de telas full-hd? Ocorre que aqueles equipamentos são HD. Será que há planos de lançamento de plasmas full-hd com redução proporcional de energia? Seria um grande lance.

  3. Sim, Raul. Os modelos da LG já são Full-HD, sendo dois deles com o recurso Time Machine; o plasma Panasonic, não: tem resolução 1024×768. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *