Não fosse a banda larga e provavelmente as operadoras de TV paga estariam amargando prejuízos. O novo balanço do setor, divulgado ontem pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) e pelo SETA (Sindicato das Empresas de TV por Assinatura) confirma a tendência dos últimos anos: enquanto o número de assinantes de TV paga aumenta a passos lentos (quando não estaciona), o de usuários da internet rápida se expande velozmente – apesar das falhas na prestação do serviço.

Segundo as duas entidades, no primeiro trimestre do ano a venda de assinaturas de TV cresceu 17,6% sobre 2008, atingindo o número de 6,4 milhões de assinantes. Já a venda de pacotes de banda larga subiu 43%, chegando a 2,8 milhões. Examinando a tabela abaixo, é fácil constatar que a expansão dos dois serviços é totalmente desigual. O número de assinantes de TV chegou a diminuir entre 2001 e 2002, mantendo uma média anual de crescimento na casa dos 7,5%; no mesmo período (2001-2008), a quantidade de pessoas que passaram a utilizar banda larga aumentou, em média, 60% ao ano!!!

ANO

TV POR ASSINATURA

BANDA LARGA

2000 3,44 milhões 60 mil
2001 3,55 milhões 90 mil
2002 3,52 milhões 130 mil
2003 3,54 milhões 200 mil
2004 3,76 milhões 370 mil
2005 4,1 milhões 630 mil
2006 4,71 milhões 1,18 milhão
2007 5,25 milhões 1,75 milhão
2008 6,2 milhões 2,6 milhões

 

Os dados oficiais da ABTA revelam ainda outros números interessantes. O setor faturou, nos primeiros três meses de 2009,um total de R$ 2,54 bilhões, incluindo venda de assinaturas e publicidade. É pouco menos do que no último trimestre de 2008 (R$ 2,57 bi). O cabo é responsável por 62% das assinaturas, ficando o setor de DTH (satélite) com 33% – há ainda 5% de residências que continuam recebendo sinal via MMDS (antena). Em dinheiro, a banda larga já responde por 33% das receitas das operadoras.

São números modestos para um país enorme como o Brasil. Já pensou se tivéssemos concorrência nesse mercado?

3 thoughts on “Os números da TV paga

  1. Os números não podem ser analisados de maneira fria e tão objetivamente assim, ao menos creio eu. Comparando simplesmente o crescimento exponencial das assinaturas de banda larga com as da TV paga, é claro que a primeira dá uma surra na segunda. No entanto, não podemos esquecer que a banda larga é algo ainda incipiente no Brasil, ao passo que a TV por assinatura está aí há muito mais tempo. Tenho certeza absoluta que o crescimento de ambas, daqui a cinco ou seis anos, no máximo, vai ser praticamente idêntico, pois a tendência é a comercialização da “novidade” estacionar. Pode-se usar da analogia e comparar-se o crescimento da venda de TVs LED com TVs de LCD convencional, por exemplo, ou daqui a pouquinho de Blue-Ray com DVD, e se constatará que a novidade, percentualmente, estará avançando muito mais que a antiga tecnologia. Os números devem ser analisados sob esta ótica.

  2. Os numeros de crescimento da Tv paga são baixos pois o conteudo da mesma é fraco e repetitivo(os filmes e programas repetem tento que chegam a abusar. os noticiarios se repetem sem nenhuma criatividade e diversidade, a mesma noticia poderia ser dada de forma diferente no noticiario seguinte mas a eterna paranoia dos custos são resolvidos pela repetição que vai tirar clientes). temos uma tv paga que irrita na quantidade de propagandas e intervalos durante um filme, se é paga eramos para não sofrermos este suplicio proprio da tv aberta.Bem acredito se quiserem um crescimento digno, optem pela criatividade, ofereçam produtos com alto teor cultural e diversificado que venha de encontro ao publico que pode pagar caro por uma assinatura. O conteudo atual não vale o preço que cobram

    grato

  3. Como no Brasil temos poucas opções de Tv por assinatura, ficamos reféns das operadoras e seus altos preços, o que falar então da TV HD ???? O que mais me preocupa, são os imensos comerciais que temos que aguentar nos filmes e demais programas, já passou da hora do GOVERNO tomar uma atitude em relação a quantidade de comerciais exibidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *