gabrielEm vez de “roubar” música na internet, que tal comprar legalmente, a um preço mais do que convidativo: apenas 2,80 dólares por álbum? E o melhor: música de altíssima qualidade, selecionada por algumas das pessoas que mais entendem do assunto. Falo da Society of Sound Music, uma espécie de clube de fãs da boa música internacional, criado pela Bowers & Wilkins, mais conhecida como B&W, um dos principais fabricantes de caixas acústicas do mundo. Quando estive na Inglaterra para conhecer a fábrica, ganhei um convite para entrar nesse clube. E fiz muito bem de aceitar.

Onde mais você encontra gravações feitas especialmente para a B&W, nos estúdios que a fábrica utiliza para testar suas próprias caixas acústicas, algumas das quais são encontradas nas melhores gravadoras e salas de concerto? Não, não são artistas conhecidos, nada de megastars, nem de música descartável. A empresa contratou até um “curador”, chamado Peter Gabriel, aquele mesmo que fundou o grupo de rock progressivo Genesis, no final dos anos 60, e depois tornou-se um dos principais nomes da música contemporânea em carreira-solo. É ele quem seleciona os artistas, a maioria nomes novos na cena internacional em jazz, pop, rock e erudito, e faz a checagem final da qualidade de cada gravação.

Mas a Society of Sound Music não é um clube fechado, no sentido restrito. Os “sócios” podem participar através de um fórum onde se discute tudo sobre música e equipamentos de áudio, em altíssimo nível, inclusive (quando é o caso) para criticar uma gravação ou um artista. A B&W garante a qualidade de todas as faixas comercializadas. Vale a pena descobrir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *