O site Comunique-se, que cobre os bastidores da imprensa (e por isso é uma leitura indispensável), revela que o senador José Sarney contratou uma equipe de jornalistas iniciantes para defendê-lo das tantas acusações que circulam na mídia. Como Sarney pensa que a “grande imprensa” está contra ele (Lula também acha), qual será a arma desses office-boys? Os blogs. Isso mesmo: com nomes falsos, eles estão ocupando páginas do Twitter, Orkut e demais meios de informação virtual para tentar limpar a imagem do homem de bigode. Que eu saiba, é o primeiro esforço de mídia do gênero (a notícia saiu no jornal Correio Braziliense, e Sarney desmentiu). Cada jornalista receberá salário de R$ 1.800, mas – atenção – sem registro, recibo, nota fiscal ou nenhum comprovante de pagamento. Exemplo claro de “jornalismo fantasma”.

Preparem-se, portanto, aqueles que costumam se informar pela internet. Mais do que nunca, fica valendo a velha máxima: duvide sempre do que você lê.

2 thoughts on “Informação e contra-informação

  1. Só jornalistas iniciantes? O presidente Lula, acaba de autorizar a RBS Participações a assumir o controle da TV Gaúcha, TV Caxias, RBS TV de Florianópolis e TV Coligadas de Santa Catarina (Blumenau). O decreto assinado por Lula é de 17 de junho e o pedido foi feito ao governo do PT pelo presidente da RBS, Nelson Sirotsky. Este tipo de ato governamental é de livre arbítrio e o presidente só atende quem bem entende ou lhe convém. Como todos sabem, emissoras de TV e rádio são concessões públicas. A RBS Participações assumiu 99,89% do controle de cada uma das três TVs e de lá para cá o jornal Zero Hora vem malhando a governadora Yeda do PSDB. Por outro lado o vice-governador Paulo Feijó está brigado com a governadora porque está não entregou a ele o controle do Banrisul, banco do estado que é orgulho dos gaucho (!). Feijó e Sirotsky são amigos e recentemente compraram apartamentos de 7 milhões de Dólares em Punta El Este, no mesmo condomínio. Isto é só para situar os leitores no fato que vai de encontro a sua matéria. Feijó inventou uma historia sobre 25 mil Reais dados a alguém da confiança da governadora como sobra de campanha. Não conseguiu provar e nem esta pessoa apareceu. Pois existe uma ocorrência policial feita por um motorista da governadora, onde um jornalista de Zero Hora ligou três vezes ele e sua família se não assumisse que tenha transportado o dinheiro de Feijó. O funcionário negou e até gravou as ameaças que estão em poder da policia. Deu tudo errado e obviamente nada apareceu na Zero Hora, mas o jornal segue procurando chifres em cabeça de cavalo. Já passou dos limites a perseguição de Zero Hora ao governo Yeda que não é aliado do PT de Lula. Será que só os “jornalistas iniciantes” estão sendo comprados?

  2. Aqui em Minas algo semelhante aocntece. O ministro Helio Costa já distribuiu centenas de concessões de rádios pelao interior. Em 2010 será candidato! Alguma rádio destas vai falar mal do governo Lula? Na Venezuela o governo toma as rádios, TVs e jornais pela força. Aqui no Brasil os donos das emissoras são comprados com concessões e muita propaganda estatal. Nossos politicos representam muito bem o nosso povo burro e nossa elite vendida e desesperada. “No Brasil teremos dois tipos de pessoas: As que têm fome e as que têm medo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *