A revista Veja diz, em sua edição desta semana, que comprar um player Blu-ray não vale a pena. Motivos: o custo do aparelho e dos discos é muito alto, e hoje já é possível baixar filmes da internet. A revista cita como fontes “especialistas” que não são identificados – com exceção de Henrique Martin, “especialista em tecnologia e processamento de dados”. Segundo ele, “o DVD será o formato predominante por pelo menos seis anos, já que funciona bem em cerca de 90% dos televisores do mercado e o preço dos discos é mais acessível”.

     Cito a reportagem aqui a propósito das polêmicas que tivemos esta semana sobre a qualidade dos TVs, as vantagens do Blu-ray e os testes publicados nas revistas especializadas. Vejam que a polêmica tem sua razão de ser. A maior revista do Brasil simplesmente sentencia – com base na opinião de um “especialista” – que o Blu-ray não compensa; enquanto isso, dezenas de pessoas trazem diariamente seus players na bagagem, quando voltam de viagens ao Exterior; outros tantos os encomendam aos seus fornecedores de confiança; e as vendas do produto nas lojas não param de crescer. Na redação da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, recebemos todo dia inúmeras mensagens com dúvidas sobre como ajustar melhor o Blu-ray para obter dele o máximo rendimento. E comunidades como o Home Theater Forum, com seus 40 ou 50 mil usuários cadastrados, não cansam de trocar informações sobre o assunto. Então, compensa ou não compensa?

     A resposta, acho que todos que nos lêem aqui já adivinharam. Claro que compensa, se você aprecia uma excelente qualidade de imagem, gosta de ver filmes e shows em casa e possui um TV Full-HD (ou está disposto a investir em um). Não compensa, se você tem outras prioridades na vida. Ou se é daqueles fanáticos que não se incomodam de montar uma parafernália eletrônica e esperar horas para baixar filmes da internet em alta definição. Evidentemente, os três tipos de consumidor existem e têm suas razões. É por isso que, quando testamos um produto, não gostamos de ditar normas nem sentenças acabadas: compre isso, não compre aquilo. O leitor inteligente sabe que não é assim que as coisas funcionam, e tem o direito de escolher, sem imposições.

Fico imaginando quantos leitores de Veja estão desistindo de comprar um Blu-ray por causa dessa reportagem. Seguir esse tipo de conselho é que não compensa!

29 thoughts on “Blu-ray compensa ou não compensa?

  1. Não é a primeira vez que revistas do porte da Veja (se não a própria) tem reportagens sobre essa área sem entender do assunto, e sem consultar realmente um especialista no ramo e que deixe seu nome lá estampado na revista.

  2. Tenho o Blu-Ray e TV Full e Home,estou feliz

    O audio e o vidio são de arrepiar.

  3. Tenho TV FULL HD E BLU RAY SONY E QUEM FALA QUE NÃO VALE APENA COMPRAR,NÃO SABE O QUE ESTA PERDENDO É UMA MARAVILHA,TUDO BOM.SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.

  4. Gostaria de saber quem são os “especialistas” que a Veja consultou para escrever tal asneira…

    Compensa comprar um terno Armani?

    Compensa comprar um Mercedes?

    Compensa comprar um Rolex?

    Cada um que me aparece, viu…

  5. A Revista Veja poderia numa matéria perguntar: Será que compensa ficar em casa assistindo Blu-ray caladinho enquanto o Senado e cia faz o que quer do país?

  6. Conheço muita gente que não dá a mínima para a qualidade de imagem e som,dando para ver e ouvir o que está se passando na tv já é o suficiente.Fico penalizado com essas pessoas que não sabem aproveitar o que de bo a vida pode oferecer pois uma imagem FullHD e um som que mstre toda a gama de frequencias audíveis nos fazem utilizar aos máximo nossos órgão dos sentidos que é o que nos dá real prazer,portanto o bluray vale muito a pena,tanto é que meu primeiro player HDDVD A2 custou R$3000,00 e meu primeiro Blu(da LG BH100,payer híbrido)custou R$4500,00,preços que paguei com imenso prazer.Acho que o pessoal da Veja(revista que gosto muito)responsável pela matéria são daqueles que mencionei acima,infelizmente…

  7. É evidente a qualidade proporcionada por um player e tv hd, cada passo dada a melhoria seja do que for é benéfico, e como tudo na vida, aqueles que podem pagar pelas melhorias que a faça, pois é continuidade da evolução humana.

    No Brasil, pena que milhares tem que esperar anos a fio para poder usufluir tudo que a nova tecnologia tem a ofereçer, para isso, os dvds terão vida longa por um bom tempo,e mais, aqui nesse País, a classe media alta é que banca tudo isso, se houvesse menos impostos( Roubo Lícito diga de passagem ), tudo seria extremamente mais confortávekl a todos para usufluir o que a vida tem de melhor.

    Que venha a Alta definição já.

  8. O Blu-Ray é uma tecnologia nova de alta definição que merece credibilidade;foi assim com o Dvd quando substituiu o Vhs,muita gente torceu o nariz para o novo formato,mas depois se acostumaram; é só uma questão de tempo para que todos que conspiram contra mudem de idéia em relação ao Blu-Ray.

  9. É, o desavisado “articulista” deve ter um bom video-cassete em sua casa.

  10. Confesso que fui um “early-adopter” e comprei em 2006 um BD-P1000 da Samsung 20 ou 30 dias após o lançamento nos EUA. Hoje, após vários players, eu já tenho uma certa dificuldade em aceitar as limitações do DVD, quer seja pela qualidade da imagem e/ou som. A busca pela satisfação de assistir um bom filme com sua familia, com qualidade, com certeza é algo tangível e da qual não abro mão, pois caso contrário, estaria apegado ao VHS de memória pouco saudosa. O Blu-ray é o presente e a afirmação de uma tecnologia que veio para nos trazer satisfação.

  11. Os vários depoimentos comprovam que os “especialistas” da Veja não sabe nada sobre o Blu-ray e é espetacular a imagem e som numa Full HD e que atualmente a única causa porque o Blu-Ray ainda não ficou popular é o preço do discos pois os players já estão a mil reais e quanto chegaram há 3 anos atrás tinha até de 5 mil reais.
    Se compensa ou não compensa, quem fala é o bolso de cada um, e não “especialistas” influenciando o consumidor com suas tendências maliciosas que muitos não sabem mas por trás das reportagens às vezes corre muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ prá esse ou aquele fabricante.

  12. esse e um altentico ze ruela com toda a expressao da palavra no carro dele com certeza ainda deve usar fita cassete

  13. Muito interessante as opiniões a favor dessa nova tecnologia. Como toda nova tecnologia, é cara. O pobre do consumidor tem que pagar os altos investimentos em desenvolvimento tecnológico e o lucro dos fabricantes. Quem está nadando em dinheiro não se importa em pagar altos preços para ter acesso a esta tecnologia e a partir dai a considera imprescindível para o seu bem estar. Querer o melhor não significa ter que pagar o que pedem por um produto que não no fundo não tem tanta tecnologia assim, é apenas um aprimoramento de técnicas já existentes.
    Os especialistas tem razão em achar que não vale a pena pagar por uma coisa que é vendida como novidade, mas não é!
    Vamos esperar baixar os preços. Lá nos States os preços já estão despencando.
    Aqui será em breve.

  14. Acho que a revista veja esta coberta de razao.È um absurdo vc comprar um home teather de ultima geraçao hoje e em poucos meses parece que ta obsoleto.So pra exemplificar falo do hdmi 1.3 que ja vai ser substituido pelo 1.4.Haja dinheiro e o que era uma maravilha já nao é tao bom.

  15. Sou Técnico em Manutenção de Aeronaves e tecnologia é o meu dia-a-dia.

    Um colega de trabalho, questionou-me sobre o que é blu-ray e o porquê de eu ter “gastado tanto” comprado um, juntamente com uma TV full hd.

    Respondi com a seguinte pergunta: Por quê você coleciona carros antigos como opala, comodoro, etc?

    Daí ele, inteligentemente, percebeu que gosto é uma das características peculiares a cada ser, e que realmente não se discute.

    Estou absolutamente satisfeito com meu conjunto (blu-ray e tv full hd)… Só percebo que, infelizmente, nem todas as mídias gravadas por hora, apresentam aquele efeito OOOHHHHH!!!!!

    Carlos Júnior

  16. Ou seja, das mídias que possuo em blu-ray, apenas 60% são espetaculares, 30% são compatíveis com o DVD (sem grandes melhoras, acho que pelo fato de terem sido remasterizadas) e 10% inferiores à qualidade de um DVD.

    Levando-se em consideração que meu acervo é pequeno e que apenas uma mídia faz grande diferença nesta porcentagem.

  17. Valeu a pena e como valeu. Acabei de comprar uma tv led e um blu ray a experiencia de assistir um filme ou um show é excepcional,tudo de bom.

  18. Não tenho um blu ray,ainda.
    Mas é obvio que ele veio para ficar.
    Quem não gosta de realismo e beleza em um tv?
    O que tenho assistido via net (demonstrações dos blu ray) é maravilhoso.Nada fica absoleto de um dia para o outro.O importante é procurar um aparelho que tenha o que realmente você irá utilizar.Compra bem planejada,te dará a paz de saber que não vai trocar tão rápido assim!O meu futuro blu ray está em falta no mercado e estou esperando ele aparecer o da marca LG.E , enquanto ele não vem,já vi e revi ,o manual de todos e me informei ,item por item e sei que quando eu o adquirir vou ficar super feliz.
    E parabéns para aqueles que já o possuem.

  19. Não há dúvidas de que daqui a pouco tempo o blu-ray será predominante no mercado, porém não momento NÃO VALE A PENA investir em tal tecnologia. Os preços ainda não abusivos e para você tirar o máximo proveito do blu-ray é necessário investir em pelo menos uma TV Full (isso caso você não queira comprar um Home Theater também). Agora se você tem grana e não se importa em gastar muito, aí já é outra história…

  20. TENHO UMA TV HD READY, MAS NÃO É FULL HD, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONECTAR UM LEITOR DE BLUERAY NELA.

  21. Olá Jorge, ligar você pode, mas não espere obter imagens Full-HD. A resolução será limitada à máxima atingida pelo televisor. Ou seja, você não terá toda a qualidade de imagem dos discos Blu-ray. Abs. Orlando

  22. os caras sabem que o bluray já dominou o mercado mas não querem dar o braço a torcer.
    as locadoras de filmes da minha cidade já estão colocando os discos de dvd a venda , e substituindo todos os filmes em dvd por bluray disc

  23. Blue ray vai detonar, principalmente pelo fator qualidade, e para vc baixar um filme com essa qualidade na internet nos dias atuais demora muito, vale mais a pena alugar a media.

  24. Após comprar um aparelho Blu-ray da LG pelo site das casasbahia, de tão ansioso, comprey o Blu-ray “Onze Homens e outro segredo”, mas não observei que a anotação era de 1080i…Quando chegou fiquei muito feliz com a imagem e som, são ótimos, mas o que eu não sabia era que o aparelho tem uma função de nome estranho “UpScalling”(acho que é assim mesmo que escreve – que faz com que a imagem de um DVD comum passe, também, a ser exeibida com 1080i, quando a qualidade máxima permitida pela aparelho e pela TV é de 1080p, mas até hoje não consegui encontrar nenhum Blu-ray para locar, com essa qualidade e, óbio, não quero pagar para testar.

    Não tive como mensurar o SOM, mas acredito que também tenha melhorado bastante, até porque meu Home Theater não é dos piores…VALE A PENA…

  25. Não tenho hoje um blu-ray, pois vendi o meu. O aparelho em si é barato mesmo… O blu-ray ja está obsoleto à pelo menos 2 anos . Existem alternativas e de melhor definição , utilidade e menor custo , vide apple tv google tv e outrox boxes , ou mesmo serviços oferecidos por tvs a cabo como gvt. Definição da imagem é ótima em um blu-ray , claro. Mas será que vale a pena pagar R$ 59 em um blu-ray ? Eu tenho dinheiro pra isso, mas gosto de ganhar dinheiro e não o contrário. Brasileiro acha que ser chique é pagar caro nas coisas… Comecem a olhar nos sites da applestore e outros o custo de um filme. Sem comparação. Aliás muito conteúdo pelo qual pagamos na tv à cabo é disponibilizado de graça nos EUA e Canadá. Enquanto isso na terra tupiniquim a gente espera alguns meses a mais para o blu-ray chegar na locadora… E tem mais se a sua tv é até 42 polegadas .. não está perdendo grande coisa com um DVD. Você só sentirá a diferença mesmo em grandes telas. Pensem também que o conteúdo hoje é muito mais voltado a séries e outros tipos de programas que são transmitidos por temporada , ou seja .. você vai comprar um blu-ray de cada temporada ou comprar o episódio online ? Ahhh Esqueci que o Brasileiro também topa pagar caro pra ter uma conexão de 2 mega… PELO AMOR DE DEUS , SERÀ QUE ESSE POVO TEM ESPERANÇA ?

  26. Orlando, sou formado em publicidade e ao longo do curso tive muitos debates que nos influenciavam a ter nossas próprias opiniões, abrindo “nossos olhos” contra este mundo de Zumbi que veículos com a Veja e Globo criam.
    Você como jornalista sabe como são estes debates
    Esta reportagem realmente não tem nada a ver.
    Eu comprei este Blu-Ray http://www.megamamute.com.br/Blu-ray-Player-BD550-LG-353598.aspx/p que chegará dentro de 20 dias.
    Comprei porque sei que a definição de um aparelho deste é infinitamente superior a um DVD.
    Agora, imagina se eu fosse um “cabecinha fraca” que fosse influenciado pela Veja, eu ia querer meu dinheiro de volta e ia dar uma baita dor de cabeça para este site para trocarem meu produto.

    Gostei muito da sua linha de raciocínio e apoio você nesta luta contra esta sociedade de controle que é conduzida por estes meios de comunicação de massa.

  27. Olá Renato, obrigado pelas palavras e também por ser leitor do blog. Abs. Orlando

  28. Não vejo nada de errado com esta matéria da Veja, pois a mesma foi direcionada aos eleitores do PT, que enxergam tudo em baixa resolução !! KKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *