Mais um “case” para a história da indústria eletrônica brasileira. Nesta semana, chega ao País a nova versão do iPhone, que antes de sair já provocou uma corrida entre as operadoras Vivo e Tim para que seus assinantes fizessem suas “pré-reservas”. Curiosamente, saiu também esta semana uma pesquisa do Gartner sobre as vendas de smartphones, colocando o modelo anterior da Apple entre os menos vendidos. Isso mesmo: segundo o estudo, o iPhone tem apenas 1% de participação, num mercado liderado pela Nokia (com 31,6%) e pela LG (23%). No segundo trimestre deste ano, teriam sido vendidos no Brasil cerca de 108 mil exemplares do iPhone, contra 3,4 milhões de smartphones Nokia.

O problema é que essa estatística leva em conta somente as vendas oficiais, certo? Quantas pessoas você conhece que trouxeram um iPhone dos EUA na bagagem, ou mandaram trazer via… bem, vocês sabem como? Desconfio que a conta é bem mais alta. O Gartner diz também que a Apple vendeu 5,4 milhões de iPhones em todo o mundo, no mesmo período. Quantos desses estarão sendo usados no Brasil?

A propósito, também esta semana o site Macworld publica um interessante estudo sobre as vantagens (ou não) de trazer um iPhone bloqueado dos EUA, na comparação de custo com o modelo vendido aqui legalmente. Curioso pelo resultado? Confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *