3d_color_led_cubeMeu amigo, professor e colaborador Paulo Sergio Correia, talvez a maior autoridade do País em matéria de displays e sistemas de projeção, esclarece em artigo para a próxima edição da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL a controvertida questão dos TVs de LED e suas diferenças em relação aos LCDs. Enquanto o texto não é publicado, repasso aqui alguns aspectos da análise, que é técnica mas está diretamente ligada ao marketing e às questões comerciais que envolvem os fabricantes desse tipo de produto.

LEDs (Light Emitting Diodes) são dispositivos que geram a própria luz, enquanto LCDs (Liquid Crystal Displays) necessitam de fontes de luz traseiras para produzir imagem. Como bem lembra Paulo Sergio, a expressão “TVs de LED”, comumente usada, confunde o consumidor leigo. O que temos hoje no mercado brasileiro são, na verdade, LCDs com backlight de LED, que aos poucos vão substituindo os LCDs convencionais, que utilizam backlight de lâmpadas fluorescentes. Mesmo assim, existem duas categorias de LCDs de LED: nos chamados Edge-lit, as fontes luminosas ficam nas bordas do display (caso dos modelos lançados pela Samsung); já nos chamados Local Dimming, os leds são montados em blocos, cobrindo uma área maior do backlight e, portanto, com melhores resultados em termos de cores e contraste. Há ainda outra diferença importante: alguns aparelhos utilizam leds brancos, enquanto outros trabalham com leds RGB, o que proporciona ganhos significativos nas cores.

Bem, como disse, esse é apenas um resumo. Vamos falar ainda muito desse assunto.

10 thoughts on “LCD, LED e as diferenças

  1. Na verdade acredito que a confusão não seja LCD X LED e sim LED X OLED.

  2. Na última parte que vc. fala que uns utilizam LEDs brancos e outros RGB. Vc. quiz dizer que com LEDs RGB tem ganhos significativos nas cores?

  3. Os displays hoje no mercado ou são de plasma ou de cristal líquido. O LED ou a lâmpada florescente sao apenas dispositivos de backlighting ou iluminação trazeira. Não existe diplay de alta defnição de led puro (a não ser na tecnologia OLED-Organic LED, ainda em desenvolvimento e de custos elevados). Os displays de LED puro são utilizados na Digital Signage, ou, nos anúncios luminosos de grande porte. Ainda não se conseguiu diminuir um led comum para ficar do tamanho de um pixel no display, com resolução razoável para se ver de perto, a não ser nos OLEDs.

  4. Complicou mais do que explicou.

    Comprando uma tv de led eu estou pagando uma fortuna apenas pelas bordas?

  5. Eu acho que o professor e colaborador Paulo Sergio Correia, talvez a maior autoridade do País em matéria de displays e sistemas de projeção poderia ter demonstrado mesmo era a diferença entre o LED e o OLED que é uma tecnologia bem mais avançada e com melhor definição de contraste e cores que as LCD-LEDs.
    Na minha opinião só as OLEDs é que podem substituir as Plasmas no futuro enquanto as LCD-LEDs não passa de um “arranjo” de luz traseiro afim de melhorar em muitos pontos as deficiências das LCDs convencionais como: contraste, cores e consumo. Mesmo assim ângulo de visão continua sendo um dos calcanhar de aquiles da tecnologia LCD.

  6. Onde podemos afirmar que existem avanços tecnológicos?

    Seria a substituição da lâmpada FLUORECENTE à lâmpada de LED?

    Seria a substituição de transistores por chips processadores?

    A evolução tecnológica corresponde ao valor agregado cada produto?

    Qual a razão do consumidor pagar todo esse valor, no televisor de LCD LED?

  7. Com referencia ao assunto acima, gostaria de saber quando que a LG vai lançar aqui no Brasil os seus LCDs com backlight de LED.

    No site da LG americana, já existe dois tipos a venda, ou seja, o EDGE-LIT e LOCAL DIMMING.

    A meses atrás foi comentado que estes TVs estariam sendo lançados no segundo semestre deste ano pela LG. ( modelo LH90 de 42, 47, 52)

    Estou aguardando para comparar com o modelo da Samsung e decidir qual será o melhor para eu adquirir.

  8. Em comparação com LCD`s é notório a melhora na imagem, principalmente em imagens que exigem contraste. Gostei bastante do modelo de 55″ da Samsung com 240Hz. Acredito, sim, que houve evolução em relação aos Lcd´s, é justificável a diferença de preço em relação ao LCD. Pena que a carga tributária no Brasil seja tão alta, jogando o preço lá para cima, comparado ao mercado externo.

  9. gostaria de saber a opinião dos senhores que que se fala tanto em qual o melhor tipo de tv e o que siguinifica e qual a diferença entre plasma lcd led e oled e a tal de 3d que só se ouviu falar e não apareceu obrigado Joselito.

  10. Acho que dessas tecnologias a mais atual é a 3D , que funciona com dois quadros divididos, e precisa ter 120Hz, pois será 60frames por segundo, se o televisor for 60 hertz, será 30frames por segundo, sendo assim, a imagem iria ficar travando, pois os 60hertz seriam divididos! É assim que funciona o televisor da linha ifinita, aquela da lg que tem o recurso netcast e 3D!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *