Você ainda não está no Twitter? Como assim? É uma pergunta que ouço cada vez com mais freqüência. Parece que virou obrigação fazer parte de uma rede social… Não, obrigado, tenho coisas mais importantes para me preocupar. Desculpem se parece arrogância, mas não consigo me seduzir com essa troca neurótica de mensagens a toda hora, nem faço questão de ter seguidores, que é como se chamam as pessoas que acessam o Twitter à procura de celebridades. Li outro dia que o apresentador William Bonner, da TV Globo, coloca ali várias mensagens por dia dizendo coisas como “eu gosto de brigadeiro”, ou “que cor de gravata vocês acham que devo usar no Jornal Nacional hoje?” Pior: dizem que tem milhares de “seguidores”. Como dizia Roberto Campos, a ignorância no Brasil tem um futuro promissor…

Bem, mas o que eu queria comentar sobre o Twitter é que esta semana dois dois fundadores do site deram entrevista a veículos brasileiros. E confirmaram aquilo que já se desconfiava: apesar de estar na moda, inclusive no Brasil, a empresa ainda trabalha no prejuízo. Vejam o que disse Evan Williams a Samuel Possebon, do Tela Viva: “Hoje, estamos 97% dedicados a melhorar nossos serviços. Não estamos concentrados no modelo de negócios agora, para não perder o foco”. Tradução: não está dando dinheiro, embora tenha alguém pagando a conta na esperança de ter lucro algum dia. Biz Stone, outro fundador, falando ao Estadão, também não soube (ou não quis) dizer como ganhar dinheiro com o Twitter, embora já contabilize 45 milhões de usuários cadastrados (8 milhões deles no Brasil) e diga que a empresa está avaliada em US$ 1 bilhão.


3 thoughts on “Twitter na boca do povo

  1. Parabéns pelo comentário sobre o Twitter!

    Diariamente converso com amigos em sala de aula a respeito da rede social que mais se comenta atualmente. Não consigo entender o que ha de brilhante. No meu ponto de vista, não agrega nada, é apenas mais uma rede social para suprir a necessidade de viver no “mundo virtual”. Cada vez mais as pessoas criam redes sociais para se comunicar e esquecem do principio da comunicação!

  2. Francamente, acho que ninguém pode prever mais nada que pode acontecer na web, ou através da web; muito menos o Sr. Evan Williams que está diretamente relacionado. Isto certamente tem um lado bom, ou não. Tanto faz!

  3. Parabéns pelos comentários sobre as redes sociais, aos quais adiro integralmente. Acho que daqui a não muito tempo, as pessoas vão ter que se “reeducar” para a convivência real, olho no olho, tal é a penetração dessas ferramentas virtuais no cotidiano das pessoas, principalmente as mais jovens. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *