Descobri por acaso que sou lido por lobistas. Ou pelo menos um deles. A mensagem ficou presa vários dias no meu anti-spam, e só hoje pude resgatá-la. Está disponível como comentário ao post que coloquei aqui outro dia, sob o título “Uma pechincha de R$ 215 bilhões“, relativo ao Plano Nacional de Banda Larga. O remetente é identificado como Gilberto dos Santos, mas a mensagem é assinada por alguém chamado Carlos Lopes, que sinceramente não conheço.

Comento aqui porque a mensagem me pareceu um artigo muito bem articulado em favor da idéia de criar uma empresa estatal para administrar o tal plano. Não vou me estender sobre esse tópico, já deixei clara aqui minha opinião sobre estatizações em geral. O que me chama atenção é usarem um mini-blog, como este, para propagar a campanha. Isso não significa que sou mais importante do que outros blogueiros, mas que esse pessoal está mesmo organizado, comprovando a tese de que age coordenadamente para fazer valer seus desejos.

Em seu texto, o articulista-lobista não se cansa de criticar o que chama de “monopólio” das operadoras telefônicas, acusando o ministro Helio Costa e o colunista Ethevaldo Siqueira, do Estadão, de dizerem apenas o que as teles lhes ordenam. Não sou ninguém para defender os dois, nem tenho elementos para isso, mas o que posso dizer é que o sr. Carlos Lopes – não sei se propositadamente – distorce a realidade. Para começar, distorce o sentido da palavra “monopólio”. Como o próprio nome diz, e qualquer dicionário comprova, esta significa o excesso de poder concentrado nas mãos de uma só empresa. Se sua acusação se refere às teles, seria então um “oligopólio”. E, ao defender o que parece ser seu amigo Rogerio Santanna, autor da idéia de estatização da banda larga no País, Lopes distorce também o papel que cabe a um governo (pelo menos um governo democrático) nesse tipo de sserviço: definir a concessão, estabelecer claramente as regras, orientar e acima de tudo fiscalizar.

Sempre critiquei a privatização das teles pelo fato de não ter estabelecido um clima de verdadeira concorrência, ou seja, trocando um caduco monopólio estatal por um ineficiente oligopólio privado. Por mais poderes que tenham, as operadoras não fariam o que fazem no País se não contassem com a conivência de um governo corrupto e incompetente. Todo dia há nos jornais provas disso, e não apenas no Estadão, como insinua Lopes. Depois de “estatizar” a Anatel, transformando-a num penduricalho de amigos do poder, esses burocratas, a meu ver, não têm nem moral para criticar as teles. Era só fiscalizá-las e cobrar delas o que a lei manda que façam.

Mas, pelo visto, eles preferem fazer lobby.

7 thoughts on “O lobby contra o lobby

  1. Deve ser Petista ese cara,pois todo petista tem mania de Chaves,Fidel,cuba ,socialismo e estatização

  2. Concordo que a privatização na época d o gloriozo FHC foi mal feita trocou o monópólio público pelo oligopólio privado(com uma empresa por estado e sem concorrência)
    Agora a única diferença entre esse o governo e o atual é que ó primeiro roubava e os jornais encobriam,pois todo mundo sabe que através de generosas e poupudas cotas estatais de publicidade direcionada para
    Folha,estadão,oglobo,veja,isto é e etcc.. foram pulverizadas por vários canais e com isso os meios de comunicação que sempre contavam com esse dinheiro na época do PSDB ficou a ver navios.
    Portanto os dois PSDB e PT não prestam a diferença é que o PSDB rouba certo tendo os meios de comunicação como escudo,já o PT não consegue fazer o mesmo,exemplos empresa aston francesa que subornou todos os políticos de Sp e a notícia durou um dia no rodapé dos jornais.
    Lembra quando tinha enchente em Sp todos os jornais e TVS era culpa da Marta e Erundina agora quando tem a mesma situação ninguém,nem o Datena da banderantes emite opinião e fala do Kassab estranho isso ou só eu que percebo este tipo de situação.
    Só cego e alienado para não perceber como funciona o sistema dos poderosos no Brasil.
    Agora no campo econômico esse governo foi e está sendo muito superior ao PSDB isso não dá para discutir o maior exemplo disso é Míriam Leitão de o Globo errou todas as previsões cataclismáticas e está tão queimada que perdeu completamente sua credibilidade no mercado finaceiro.
    Suas previsões viraram motivo de piadas de acordo com meu primo que trabalha na bolsa de São Paulo.
    Ele disse que só pegar o que ela fala e fazer ao contrário que você ganha muito dinheiro ela não acertou uma previsão desde o início do governo,tudo em favor de criticar o governo e manter seu caráter de oposição velada e apoio ao PSDB.
    Se fosse um pouco imparcial não perderia anos de credibilidade que tinha em favor de defender a bandeira de um partido como o PSDB que é um PT com grife.
    Uma pena para ela, levou tanto tempo para ter um respeito nacional com seus comentários e desmoronou tudo em 8 anos, só porque quis ser oposição sistemática interferindo no seu trabalho profissional e perdendo sua credibilidade completamente.
    Orlando Barrozo nenhum partido político brasileiro presta,em matéria de idoneidade.
    Acho que vc como eu gostaríamos de viver nos EUA, aonde as leis e as coisas funcionam,aonde quem rouba vai para cadeia ao contrário do nosso País e não se iluda com partidos polítcos vc só se decepcionará.

  3. Olá Gustavo, obrigado pelo comentário. A idéia aqui não é colocar o PT contra o PSDB (até porque ambos são péssimos), nem defender este ou aquele partido ou grupo político. Também já deixei de me iludir com eles há muito tempo. Abs. Orlando.

  4. Caro Orlando, como vc pode ver, a maioria das pessoas que postam no seu blog tem ideia formada em relação ao que está acontecendo.

    O Problema é que quando se trata de política fica parecendo corinthians e palmeiras, uma tremenda rivalidade, visto o 1 comentário acima postado, pois o discurso aqui não é sobre Pt ou Psdb, pois eu mesmo não votei em nenhum presidente do Senado, pois as maracutaias da familia está claramente expostas para quem quiser vêr.

    Estamos no meio do dilema, no 1 momento foi “dado de graça” o meio de comunicação, na qual as teles fazem o que bem querem, se importando somente em servir a classe média alta, aonde esses consumidores podem pagar a velocidade que quiser.

    No segundo e a possivel volta da telebras, na qual é a unica que pode utilizar o dinheiro do fust e utilizar a malha de fibra ótica das Empresa pelo nosso Amigo Gustavo postou, e que FERE DIRETAMENTE O MODELO ATUAL DAS TELES, visto que qualquer um Empresário que já esta no ramo pode utilizar essa malha de fibra e conduzir a internet até os lugares mais longincuos desse País.

    O que devemos importar é como essa internet chegará aos municipios, visto que quase todos os Brasileiros não tem internet, mesmo os moradores da Cidade de São Paulo tem, seja por falta de infraestrutura ou o maior impencilio chamada PREÇO.

    Já comentei varias vezes no outro post, não gosto de forma alguma como está o modelo atual de serviço e não apoio como fanático o partido que está no poder, pois ambos não fazem o papel que lhes cabem.

    Caro Orlando, não sei se vc leu o que postei no Post 215 bilhões, mas deixo bem claro que se muitos Empresários entrarem com os seus trens no trilho existente, haverá concorrência e baixará o preço pago pela internet, pois também quero um País conectado como se deve, afinal seremos ou não a 5 economia do mundo com o miléssimo lugar em acesso a internet?.

    Há caro José, estamos longe de ser parecidos com fidel ou chaves, pois temos bilhóes de dolares quardados e divida externa paga, credores do Fmi, coisa que o seu partido não fez, estude um pouco mais quando o assunto for comparação ao Presidente atual com chaves, pois como ele mesmo diz:

    Temos que criar uma moeda forte para sair da escravidão do dolar, que está matando o povo de sede, vendo petróleo para ser armar, e vc ainda compara o Lula a esse cara, por gentileza, faça comentários quando o Governo errar, mas tambem elogie quando algo der certo também, pois senão, vai morar na Venezuela pra ver quanto é bom.

  5. Olimpio, petista também adora desenterrar FHC! Tudo de ruim que acontece hoje (quase 8 anos de governo Lula), é culpa do FHC!!!

  6. Banda larga gratuita ou não é um assunto polêmico; mas o fato é que a web é um espaço a ser respeitado como sendo um meio para proporcionar um grande avanço cultural para todos (não falo em e-commerce evidentemente), compartilhado o conhecimento que vai se espalhando por aí ligando o sub vilarejo do cafundô com qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta por um custo per capita , por byte ou por ponto de conexão absolutamente baixo (falo em custo, não especulação no preço de veda, marketing etc..) custo baixo pelo benefício que traz. Países (reconheço como ricos) aprovaram recentemente em lei o direito de qualquer cidadão em acessar a web sem custo algum (me refiro à Finlândia pela notícia divulgada recentemente). Já no Brasil onde o povo é antenado e se adapta bem com obstáculos e oportunidades, o crescimento das Lan houses mostra claramente que a web no Brasil é uma ida sem volta. Conheço bairros pobres que possuem mais Lan houses que padarias. Com respeito aos padeiros, estou certo que este fenômeno é tipicamente brasileiro, e como Orlando diz muito bem o monopólio não existe; mas (eu digo) existem os picaretas que atrapalham.

    Tem mais meus caros amigos: Telefônica não é empresa nacional, não é mesmo Orlando? ela pode sapatear (olé!) mas não tem swing brasileiro não!

    Abraços

    Sami

  7. Para não ficar em branco:
    Privatisar ou Estatisar, o problema é a ética e a moral.
    Saúde,o pobre não pode pagar por um plano razoável de saúde e quando tem um é mal atendido e recorre ao atendimento do Estado.
    Educação, as escolas particulares em geral são caras e péssimas.
    Como se observa a grande responsabilidade é do governo ( eleitores ), o abastecimento de água é estatal pois nenhum empreendedor quer esperar 50 anos para amotizar uma barragem, etc… mas, querem ser distribuidores à nossa custa.
    Vamos analisar e ponderar antes de ficarem trocando farpas. Aos que não votam seria bom se tivessem mais interesse numa boa política participando ativamente em qualquer partido depurando-o e candidatando-se para retirar a política das mãos dos corruptos ou continuar se omitindo e criticando sem participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *