Pelo jeito, caiu a ficha dos políticos: banda larga rende votos. De olho nas eleições do ano que vem, eles começam a se agitar em torno do projeto do Plano Nacional de Banda Larga, imaginado pelo presidente Lula. Era inevitável, como antecipei aqui no início de outubro. E, neste domingo, a Folha de São Paulo traz detalhes apetitosos para quem gosta de saber sobre as maracutaias governamentais. Os repórteres HUMBERTO MEDINA, VALDO CRUZ e ELVIRA LOBATO (sempre gosto de citar os nomes, porque sei quanto é difícil mexer nesses vespeiros) fazem um levantamento completo do tal plano e do que está acontecendo nos bastidores por causa dele. Quem puder não deve deixar de ler.

Na reportagem, fiquei sabendo, por exemplo, que os governos estaduais do Ceará, Pará, Paraná e Santa Catarina já estão implantando seus planos de banda larga, com objetivo de integrar órgãos como hospitais e escolas públicas, postos de saúde, delegacias etc. A rede cearense, por exemplo, terá 2.500 quilômetros de extensão, atendendo 82 municípios, a um custo estimado em R$ 60 milhões. Como nos outros estados, empresas privadas e distribuidoras de energia estão sendo chamadas a colaborar. Ótimo. Torço para que dê certo.

Bem diferente é a demagogia envolvida nas ações de outros políticos. O senador Aloisio Mercadante, por exemplo, apresentou projeto de lei prevendo que todas as escolas públicas do País – isso mesmo: TODAS – tenham acesso à banda larga num prazo de cinco anos. Para variar, não diz como isso será feito, quem vai pagar a conta e muito menos quem irá fiscalizar. A menos que o senador também defenda a estatização do serviço. Aí, ficaria fácil. É só colocar no comando as mesmas pessoas encarregadas de instalar nas escolas aqueles computadores anunciados pelo governo há uns três anos, lembram-se? Será que algum deles ainda está funcionando?

3 thoughts on “Banda larga agita os políticos

  1. E antes que algum petista diga que estou sendo tendencioso, acrescento que a postura de Mercadante em nada difere da de outros políticos. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por exemplo, acaba de anunciar que irá acabar com todos – isso mesmo: TODOS – os buracos da cidade, abalada com a notícia da morte de um motociclista que caiu numa crateria de 1 metro de diâmetro. É fácil fazer promessas, não?

    Orlando

  2. Acredito que partidarizar essas discussões políticas em nada acrescenta aos assinantes/leitores desta revista. Acredito que os que acessam essa revista não estão interessados em opiniões políticas do editor, principalmente, quando e se mostra, sempre, tendenciosa,cansativa e repetitiva. Certamente, o foco da revista não é esse tipo de discussão. Acho que o editor, sendo jornalista, poderia encontrar outro meio de comunicação para expor suas opiniões políticas partidárias. Acredito que essa atitude trará prejuízos a revista.Se ao menos fosse política econômica…

    Abraço,

    Ivanildo Mendes de Sousa.

  3. acredito que vem p/ nos beneficiar, jamais vira, e sim impostos abusivos da internet que este governo corrupto baixo e rasteiro, nos obriga a pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *