Por falar em Código do Consumidor, a amiga Andreia Almeida me manda interessante notícia que saiu na última edição da revista Exame. Já tinha visto, mas confesso que não dei muita atenção. Mas é algo que pode ser útil a todo mundo: o site Reclame Aqui.

Para quem está cansado de se queixar aos Procons sem ver resultados práticos, não deixa de ser uma boa alternativa. O site simplesmente acolhe todo tipo de reclamação e as encaminha às empresas envolvidas, cobrando uma resposta pública. Diz a revista que 70% dos casos são resolvidos, o que é muito mais do que a média obtida pelos processos normais. O segredo é que tudo é transparente, ou seja, a empresa sente-se na obrigação de dar uma resposta convincente, caso contrário sua imagem corre o risco de ficar bem comprometida.

Navegando pelo site, percebe-se que a coisa é séria (se alguém souber de algo em contrário, por favor avise). As queixas ficam expostas já na página principal, assim como os esclarecimentos das empresas; há notícias relatando casos concretos; um plantão de ajuda ao consumidor; e vários rankings. Sim, dá para saber, por exemplo, quais são as empresas mais reclamadas: na lista de hoje são, pela ordem, Claro, Tim, Telefônica, Mercado Livre e Vivo (notem bem: quatro operadoras). E também as que mais respondem às queixas:  Claro, Tim, Net, Americanas e Nokia. As que menos respondem: Telefonica, Oi, Vivo, BrasilTelecom e Mercado Livre. E, finalmente, um listão com as empresas consideradas melhores no tratamento ao cliente.

Belo serviço. E uma ótima forma de usar a internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *