Enquanto por aqui a LG entra na briga com a Samsung pelos TVs LCD com backlight de LED, como comentei esta semana, nos EUA há um novo concorrente de peso: a Toshiba. A nova linha Regza, que está chegando ao varejo americano, inclui dois modelos (55″ e 46″) com o tão comentado e pouco visto backlight de LED padrão local dimming. Até agora, somente a Samsung havia colocado no mercado internacional TVs desse tipo – a Sony aparentemente abriu mão disso, preferindo se concentrar em outros aperfeiçoamentos do LCD convencional.

Vale a pena lembrar que os TVs LED-LCD à venda no Brasil, inclusive os novos da LG, utilizam o padrão edge-lit. Os painéis local dimming são mais caros e de construção mais complexa, daí a preferência dos fabricantes pelos edge-lit, caso contrário os preços dos TVs seriam bem mais altos. Só que, no disputadíssimo mercado americano, e sem os constragimentos da tributação brasileira, esses TVs até que estão saindo a preços razoáveis. Vejam só.

O Toshiba SV670U, de 55″, tem preço sugerido de US$ 2.999; certamente será vendido por menos daqui até o Natal, com a avalanche de promoções que se vê por lá. Já o Samsung B8500, também com 55″, custa US$ 4.049, mas também está sendo incluído em promoções; leva sobre o Toshiba a vantagem da freqüência de 240Hz na renovação de tela.

Para quem perdeu a explicação anterior sobre esses dois tipos de backlight de led, a diferença entre local dimming e edge-lit está no número de leds utilizados e na sua disposição sobre o painel. No padrão local dimming, os leds – que são poderosos focos de luz e substituem com vantagens as lâmpadas convencionais – são espalhados por toda a superfície do painel, gerando uma luminosidade mais uniforme que, por sua vez, resulta em melhores níveis de contraste e clareza das cores. Nos painéis edge-lit, os leds são montados nas bordas de uma placa de acrílico que é colocada ao painel e se encarrega de espalhar a luz. Evidentemente, os TVs com local dimming são mais eficientes – mas também mais caros.

Mas ambos são muito melhores que os LCDs convencionais.

4 thoughts on “A briga pelo segmento de LEDs

  1. Orlando, estou bem informado com os seus comentários.
    Porque os fabricantes não são capazes de esclarecerem os consumidores entre um painel de LCD LED com padrão local dimming x padrão edge-lit?
    Sabemos que existe um elevado custo tributário no nosso Brasil, mais existem incentivos fiscais, caso contrário não estaria em nosso país.
    É provavel que estas empresas precisam ampliar os seus resultados a médio e longo prazo, esse é o caminho, reduzindo custo na escala de produção.
    Abs.Dinaldo

  2. Sem contar que a assintencia tecnbica Samsung é um fracasso. Ninguém compra TV pensando em quando ele for estragar. Mas preparesse para o pior…

  3. Samsung é complicado.. eu prefiro mil vezes comprar um televisor tipo aqueles da linha infinita da lg que tem netcast 3D dlna wireless e tudo mais, parar mais caro, mas saber que estou levando algo de qualidade!

  4. Houve um pequeno erro: local dimming não tem a ver com os leds ficarem no fundo, isto é full array que é diferente do edge lit. Ou seja full array = centenas de leds no fundo / edge lit = leds apenas na borda com painel de acrílico para espalhar a luz.
    O local dimming é outra coisa. É o recurso de diminuir a luminosidade dos leds por área. Este recurso só é útil no full array, causando pretos mais profundos e brancos mais brancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *