time_person_of_yearTodo final de ano, a revista americana Time acostumou seus leitores a verem, na capa da edição de Natal, a figura do “homem do ano”. Geralmente, escolhem um político importante, um esportista, artista ou cientista que tenha se destacado, e ponto final. Pode-se concordar ou discordar, mas a escolha é dos editores da revista, e tem que ser respeitada, assim como qualquer publicação pode escolher quem quiser. No ano passado, por exemplo, o escolhido foi Barack Obama; Steve Jobs, Bill Gates, Gorbachev e até George Bush já mereceram a honraria. Também já foram escolhidas mulheres, como Hilary Clinton e Margareth Thatcher. Houve até um ano em que a distinção não coube a uma pessoa, mas a um objeto – melhor dizendo, um aparelho: o computador. Este ano, dizem que a nomeação será ainda mais inusitada: o escolhido será “você”. Isso mesmo, nós todos, ou cada um de nós individualmente, ilustrando a idéia de que, com as redes sociais e a velocidade das comunicações, todo mundo é ao mesmo tempo consumidor e produtor de informação (os blogs e o Twitter são os melhores exemplos). Se for isso mesmo, terá sido uma ótima escolha. Na falta de pessoas, digamos, superiores a quem homenagear.

dp_4953273961591603Agora, vejam o que acontece no Brasil. Esta semana, a revista IstoÈ – da qual já falei aqui – promoveu evento para premiar as pessoas que seus editores apontam como os “brasileiros do ano”. São cinco nomes. Adivinhem quem foi o primeiro: ele mesmo, Lula. E o segundo? Guido Mantega. A lista inclui ainda Aecio Neves. Pronto. Está feito o serviço. Todos os que interessam são homenageados. E a revista continua sendo, como diz seu slogan, “independente”.

1 thought on “As figuras do ano

  1. É só alguém se dar ao trabalho de revisar todas as revistas IstoÉ dos ultimos anos e comparar com as edições do tempo de FHC. Contem quantas propagandas de estatais tinham antes e quantas tem agora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *