Enquanto o presidente reeleito da Bolivia, Evo Morales, diz que em seu país a liberdade de expressão é “exagerada”, e seu colega venezuelano Hugo Chavez só falta mandar matar jornalistas que o criticam, em São Paulo um carro de reportagem do Estadão é atacado por vândalos, no meio da madrugada. Certamente não eram bandidos comuns, desses que assaltam motoristas indefesos no trânsito. Como também não são criminosos comuns os que entraram com ação na Justiça pedindo a censura ao Estadão por denunciar as falcatruas da família Sarney. Para coroar essa sucessão de atentados às liberdades, vem agora o próprio presidente Lula dizer que a imprensa “faz mal ao País”. Isso mesmo: foram essas as palavras que ele usou, no discurso de segunda-feira passada, quando recebeu o prêmio da revista IstoÉ (que comentei aqui ontem). Não foi a primeira vez – nem terá sido a última – em que alguém do governo critica a mídia. Sarney, Maluf, Collor, Garotinho, José Dirceu e Arruda também acham que a imprensa faz mal; devem até concordar com Morales, em relação à “liberdade exagerada”.

Todos acham ótimo quando a imprensa os elogia. Infelizmente, há centenas de veículos que vivem exatamente de elogiar os poderosos. Não é coincidência que alguns dos citados têm seus próprios jornais e emissoras de rádio e TV para fazer esse trabalho sujo. Agora mesmo, na Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá em Brasilia, teremos mais gente do mesmo tipo defendendo medidas contra a mídia que não se ajoelha diante deles.

Aconselha-se a todas as pessoas de bem ficarem de olho, pois é assim que funciona a democracia: como dizia Churchill, é “um péssimo sistema político, mas ainda não inventaram nenhum outro melhor”.

1 thought on “Liberdade de expressão? Para quem?

  1. Para que perseguir a imprensa? Faça como Lula. Compre a imprensa. Nunca vimos tanta propaganda de estatais nas emissoras de maior audiencia e jornais de maior circulação. Nunca vimos tanta bajulação a um governo tão corrupto. Se as pesquisas derem certo e Serra realmetne ganhar, vamos ver uma mudança de lado, por parte da midia nas ultimas horas antes das eleições. Basta terem certeza da vitoria de Serrra que tudo de podre sobre o Lula vai aparecer. Até lá fica na manga. Com esta “ajudinha”, Serra vai arquivar as revisões de concessões de radios e TVs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *