nokia-vs-apple-glovesComentamos aqui outro dia sobre as ações judiciais da Apple e da Nokia contra fabricantes de painéis LCD, e eis que as duas agora entram em rota de colisão. Tribunais dos EUA e Europa deverão ter trabalho para conciliar as gigantes, que se acusam mutuamente de quebra de patentes, roubo de idéias e práticas industriais e comerciais fora da lei. Difícil saber quem tem razão em casos como esse, pois há muitos segredos envolvidos.

Primeiro, a Nokia acusou a Apple de infringir um total de 10 patentes suas desde o lançamento do iPhone, em 2007. Essas patentes referem-se a recursos como GPS, conexão WiFi e o protocolo UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) usado em celulares, popularmente conhecido como 3G. No processo (veja a íntegra), a empresa finlandesa diz que tentou várias vezes propor à Apple um acordo para liberar o uso dessas patentes, mas que os americanos não quiseram conversa. Essa ação deu entrada em 22 de outubro na corte de Delaware (EUA).

Esta semana, foi divulgada a defesa da Apple. As tais patentes citadas não seriam “essenciais” para o funcionamento dos aparelhos e, portanto, a Nokia não poderia cobrar por elas, segundo acordo prévio entre ambas. E mais: teria sido a Nokia quem utilizou, ilegalmente, idéias originais da Apple para obter as patentes. Além disso, diz a empresa de Steve Jobs (leia aqui), a Nokia copiou toda a interface gráfica do iPhone, o que também é objeto de ação judicial que está em andamento.

Nessa guerra de gigantes, vamos ver quem tem a força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *