Saiu esta semana o último estudo da Anatel sobre a penetração da TV paga no País. Já são 7,1 milhões de residências recebendo o serviço, um crescimento excepcional de 13,3% entre janeiro e outubro. Segundo a agência, esse número equivale a 24 milhões de pessoas atendidas. Com isso, o Brasil está próximo de se tornar líder em TV paga na América Latina, superando México e Argentina, cujas estatísticas oficiais ainda não foram divulgadas (a empresa de pesquisas PTS Pay-TV estima que os dois países devem fechar o ano na casa dos 7 milhões). Apesar da precariedade do serviço prestado, como temos relatado aqui continuamente (e como os próprios leitores dão testemunho quase todo dia), sem dúvida é um salto importante. Principalmente levando em conta que as duas regiões brasileiras onde a TV paga mais cresce são justamente as mais pobres: Norte (com 21,7%) e Nordeste (18,4%).

Agora, as más notícias. O Brasil, com seus hoje mais de 180 milhões de habitantes, oferece TV paga apenas a 24 milhões, ou seja, 13% da população; o México, que possui 110 milhões de habitantes, está bem à frente, atendendo com esse serviço a 21% das pessoas; e a Argentina, coitada, com a crise econômica que já dura mais de dez anos, tem apenas 40 milhões de habitantes, mas nada menos do que 60% das residências têm assinatura de TV. Mais incrível ainda: o número de assinantes por lá anda estagnado, já eram quase os mesmos 60% há cinco anos, quando aqui não chegávamos sequer a 5%.

Resumindo: para chegar ao nível de nossos hermanos, a TV paga brasileira ainda precisa se multiplicar por quase cinco.

Para quem quer entender melhor as causas desse atraso, recomendo estes dois artigos:

Todo mundo está de olho na TV paga

Banda larga tem que estimular a concorrência

2 thoughts on “Brasil x México x Argentina

  1. Eu nao canso de dizer que o servico de TV paga e tambem de banda larga aqui em Londres e uma maravilha. Estou pagando o equivalente a 60 reais por mes de telefone, banda larga 8 megas e tv. Isso e bom demais.

  2. Pois é meu caro e nós Brasil sendo lesados por uma tv paga cara demais e banda larga deficiente.Prometem uma coisa e o serviço é outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *