Interessante que toda vez que tocamos aqui no assunto “pirataria” há uma enxurrada de comentários dos leitores dizendo coisas como “é isso mesmo”, “não tem jeito”, “ninguém segura os piratas” e outros argumentos do gênero. Comentei outro dia sobre a pirataria na TV paga e o amigo Ronaldo Franchini acrescentou que isso não é novidade e que o problema só tende a aumentar. Não é por acaso que uma reportagem do Estadão neste fim de semana relata como os bandidos estão se aproveitando da confusão em torno do novo conector elétrico, que vem causando tanta confusão. O texto destaca a questão dos aparelhos de informática, os mais afetados pela mudança por exigirem o uso de no-breaks e/ou filtros de linha que, em 99% dos casos, utilizam o padrão americano 2P+T. Na verdade, sistemas de proteção contra surtos na rede elétrica devem ser usados sempre, em todos os eletrônicos, mas essa é outra história.

Pesquisando no Rio de Janeiro, o repórter constatou que os camelôs estão sendo os grandes beneficiados, porque só eles têm para vender os adaptadores que agora se tornaram indispensáveis. A Casa & Vídeo, uma das principais redes de lojas da cidade, diz que encomendou o produto em janeiro e até agora não recebeu; só tem adaptador para instalações sem aterramento. Ou seja, é o Estado ajudando a pirataria, em vez de combatê-la.

5 thoughts on “A festa dos camelôs

  1. provavelmente os mesmos que defendem (ou alimentam) a informalidade são os mesmos que falam mal de politicos…

  2. Orlando, o absurdo que chega às raias da demência deste pessoal do Inmetro, é que se instalarmos em nossas residências todas as tomadas no padrão novo de 20A, elas serão incompatíveis com os plugues de 10A. Isto é um absurdo, pois as tomadas de maior capacidade deveriam também aceitar os equipamentos de menor capacidade. Acho que estamos caminhando para o limiar da loucura!!!

  3. Parece que estamos ficando fora da globalizalçao com esse tipo de tomada, inventada por nos, sem seguir nenhum padrão intenacional ja existente…e nos recheando de adaptadores… Absurdo…Tomara que isso tenha retrocesso…

  4. com certeza tem gente lucrando barbaridade com isso,pode ter certeza

  5. Vamos torcer para a ação na Justiça por parte do Governo do RG do Sul seja tambem repetida por outros setores menos ignorantes da realidade existente nas instalações brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *