Estou em Barcelona, a convite da Philips, para a edição 2010 do Winter Media Event, que a empresa organiza sempre nesta época do ano. Em 2009, vimos em primeira mão o televisor Cinema 21:9, que possui tela mais retangular que o normal, igual à de cinema. Foi um dos produtos mais badalados da Europa e, por enquanto, a Philips é a única que o produz. Hoje, vimos a nova versão, ainda mais avançada, que utiliza backlight de LED. E ficamos sabendo que a empresa decidiu mesmo levar o 21:9 para o mercado brasileiro, embora ainda não esteja decidido se será o LCD-LED ou o modelo convencional. De qualquer forma, sai no segundo semestre.

Como sairá também, promete a Philips, pelo menos um modelo de TV 3D-Ready, ou seja, já preparado para as transmissões tridimensionais das emissoras brasileiras. Quem comprar poderá fazer a atualização pela internet, como parece ser a tendência de todos os fabricantes, já que ninguém sabe ao certo qual será o padrão de transmissão. Dos vários padrões existentes, há três mais prováveis, nos disse Danny Tack, especialista da Philips na área: FS (Frame Sequencial), o mesmo já oficializado para os discos Blu-ray; Side-by-Side, que utiliza apenas metade da resolução Full-HD para cada quadro da imagem (os quadros são sobrepostos para formar a ilusão do 3D); e o chamado Checker-Board, que trabalha com uma resolução intermediária. Num dos próximos posts, explicaremos melhor essas diferenças.

Voltando à Philips, outra novidade é que a empresa fez mesmo a opção pelos LCDs com backlight de LED. No mercado europeu, irá oferecer dois tipos: Edge-Lit e LED-Direct, este equivalente ao Local Dimming, que é mas eficiente (e também mais caro).

Preços? Ninguém da empresa se arrisca a prever. Em tempo: para quem ainda não viu o Cinema 21:9, sugiro este vídeo que fizemos no ano passado.

7 thoughts on “TV 21:9 no Brasil este ano

  1. Gostaria de saber como funciona essa TV. Ela estica a imagem na vertical e depois na horizontal assim como um projetor com lente anamórfica, ou simplesmente dá um zoom na imagem para preencher toda a área da TV?

  2. Caro Rubens, o formato 21:9 é o mesmo das telas de cinema, ou seja, não há necessidade de “esticar” a imagem; basta mantê-la em seu formato original. O que ocorre com os TVs atuais é que a imagem é “re-formatada” para a proporção 16:9, e isso algumas vezes implica em cortes laterais. Abs. Orlando

  3. Orlando, você se esqueceu de informar as dimensões do TV 21 x 9 que vem para o Brasil. A Philips fabrica quantos modelos nesta especificação de tela?

  4. reformata para 16:9 ?, então a verdadeira imagem de cinema é 21:9 , então todas as reportagens informadas até agora eram mentirosas ou mal informadas.Acredito que 80% dos que escrevem sobre isso, desconhecem essa re-formatação;

    Bons esclarecimetno Orlando.

  5. Ai fica a curiosidade, por que nenhuma outra ainda lançou uma tv com esse formato?

  6. Imagino que uma TV 21:9 necessite de um aparelho de blu-ray que já esteja preparado para enviar as imagens nesse formato… ou não?

    (Como na configuração do aparelho de DVD, onde vc seleciona se sua TV é 4:3 ou 16:9…)

  7. Caro Alexandre, o próprio TV 21:9 faz a adaptação do sinal de vídeo. O usuário pode escolher se quer assistir em 21:9, 16:9 ou mesmo 4:3. O que a Philips usa é um novo software de processamento que minimiza eventuais distorções, de modo que o telespectador não perceba essa adaptação. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *