Comentei outro dia sobre a péssima hora escolhida pelo governo brasileiro para retaliar os EUA nas relações comerciais, e eis que o assunto vai tendo novos desdobramentos. Reportagem do jornal Valor Econômico, escrita pelo correspondente em Washington, revela que os vários lobbies ativos junto ao Congresso americano estão se movimentando para uma “tréplica”, termo que na linguagem diplomática equivale a uma espécie de vingança.

Bem, não vou entrar nesse mérito, pois pouco entendo do assunto. Mas está claro que a decisão de “embaralhar o jogo”, inflando a lista de produtos importados dos EUA que serão sobretaxados, foi no mínimo inoportuna. O presidente Obama, que sabidamente é simpático ao governo brasileiro, trabalhava nos bastidores para uma reaproximação entre os dois países depois da “geladeira” que foi o governo Bush. Tem que fazer isso com cuidado, devido ao histórico protecionismo dos agricultores americanos. Quando o Brasil coloca em risco a proteção aos copyrights, tão sagrada para eles, deixa Obama numa sinuca. Sobretaxar produtos é uma coisa, e até compreensível no caso. Mas liberar a pirataria é algo bem diferente – e muito mais arriscado.

4 thoughts on “A dura briga dos copyrights

  1. Olá,Orlando.Infelizmente parece que o lula quer se afastar cada vez mais dos USA e se aproximar de seus ídolos,Hugo Chaves,Mahmud Ahmadinejad,Fidel Castro…Isso é um perigo que ronda nossas cabeças(e corpos).Abs:Rubens.

  2. É isso mesmo, Rubens. O antiamericanismo cego e tolo vem sendo ditado por quem manda na nossa política externa: Paulo Vanucchi, Marco Aurélio Garcia e Celso Amorim. Esse trio, responsável pela destruição da boa tradição diplomática do Brasil, mais uma vez confunde Estado com partido e vai causar danos ao país. Danos de custosa reparação, mas que com certeza não será bancada por eles.

    Estamos em rumo a uma ditadura sindical. Tá tudo dominado!

  3. O antiamericanismo patético desse desgoverno hipopcrita está nos levando a um poço sem fundo do comércio mundial. Agora pergunto! Se os americanos detem mais de 30 bilhões de dolares de comércio de exportação do Brasil, quem iria substituir esse mercado? A China está quebrando a economia de muitos países devido a invasão dos “xing ling” causando um deficit comércial terrível. Atualmente os produtos brasileiros estão perdendo em muito os mercados sendo arrasado pela concorrência chinesa. Agora pela ideologia falida desses comunas, querem guerra com um país que praticamente sustenta a industria brasileira. É a velha paranóia tupiniquim onde o “pinto mede forças com a águia”.

  4. Este é um assunto sério. tenho certeza que a diplomacia brasileira saberá conduzir bem este assunto. como tem conduzido bem assuntos até mais complicaodos a exemplo do enriquecimento de urânio.
    Como já disse é legitima a autiridade brasileira em defender os interresses dos brasileiros em toda a cadeia produtiva.
    Viva a democracia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *