Um dos produtos mais inovadores que vimos na última CES, em janeiro, foi esta caixa acústica desenvolvida pela empresa americana Definitive Technology. Lembro de ter ouvido de alguns colegas estrangeiros comentários do tipo “isso não pode dar certo”. Claro, estamos acostumados a ver maravilhas em salas de demonstração, que depois simplesmente desaparecem. Ninguém acreditou quando ouviu um par desta XTR-50, da linha Mythos, montada ao lado de um TV LCD-LED. Foi uma surpresa também saber que o produto ganhou o prêmio “Best of Innovations“, concedido por um júri de especialistas escolhidos pela direção da CES. O som realmente agradou!

Agora, o produto está à venda, e espero em breve poder tirar a dúvida em nossa sala de testes. Nos EUA, pode ser adquirido nas lojas virtuais Amazon e Crutchfield, por US$ 1.398 o par; o fabricante diz que nas próximas semanas estará em várias lojas especializadas de lá. No Brasil, a distribuição da Definitive é da Audiogene. Mas, o que tem essa caixa de tão especial? A espessura. Com apenas 1,5 polegada – equivalente a 3,8cm – a Mythos XTR-50 foi desenhada para fazer companhia a TVs de tela ultrafina (os novos LEDs da Samsung e da LG, por exemplo, já chegam a menos de 1cm). E, não adianta, por mais que alguns digam que isso é apenas perfumaria, é inegável que a pequena espessura atrai muitos consumidores.

A caixa é quase toda feita de alumínio. Não apenas o gabinete, que assim torna-se mais leve e dissipa melhor o calor, mas também os cones dos alto-falantes, do tipo domo, onde foram montadas as bobinas. Estas, em vez do tradicional fio de cobre maciço, são envolvidas por uma mistura de cobre e alumínio, o que, diz o fabricante, dá o mesmo resultado sonoro. A conferir.

Para quem se interessar, eis aqui uma descrição mais detalhada do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *