No mesmo dia em que foi anunciado o segundo grande negócio do varejo brasileiro nos últimos quatro meses (o primeiro, é claro, foi a fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia), saiu nos EUA uma notícia semelhante: a BestBuy, maior rede varejista de eletrônicos do mundo, está prestes a adquirir o controle da Radio Shack, uma de suas concorrentes. O negócio, estimado em US$ 3 bilhões, estaria sendo articulado pelo banco JP Morgan Chase, a pedido da Shack. Com cerca de 4.500 mil pontos de venda espalhados pelos EUA, essa rede é (ou foi?) uma espécie de Coca-Cola dos eletrônicos, marca quase centenária que faz parte da vida de milhões de americanos. Fundada em 1921, sempre foi muito forte em informática, telefonia e acessórios (a foto é dos anos 60). Falta-lhe agora justamente o capital necessário para brigar de igual para igual com redes como… a própria BestBuy.

É a tal concentração, de novo. Sim, você e eu já vimos esse filme antes.

3 thoughts on “Concentração não é só aqui

  1. Se essas fusões de lojas for para beneficiar o comprador,que venha com preço bom tudo bem.

  2. Orlando, esse filme muitas vêses não tem final muito bom pro consumidor.

  3. Os nichos são um pouco diferentes, pois a Radio Shack, atua mais com componentes eletronicos, acessorios e aparelhos de pequeno porte. No fim, não vejo lá grande vantagem para o final custumer…

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