Reportagem da última edição da revista Exame mostra como algumas empresas americanas estão desenvolvendo aplicativos para se comunicar com seus clientes via celular. São os tais “apps”, popularizados pela Apple e agora abraçados por inúmeras empresas mundo afora. Com o testemunho de profissionais brasileiros que estão na linha de frente dessa nova tendência de mídia, ainda incipiente por aqui, a reportagem detalha ações de marcas como Nestlé, Starbucks e Chanel, entre outras, para fidelizar clientes a partir da telinha do smartphone. Vale a pena ler.

Cito aqui esse link a propósito de notícias que têm saído cada vez com mais freqüência na mídia, sobre a criação dos mais variados aplicativos. Agora mesmo, no lançamento do iPad, previsto para chegar às lojas Apple dos EUA e da Europa neste fim de semana, milhares de desenvolvedores viram a noite trabalhando na finalização de apps para o novo produto. Como já aconteceu com o iPhone, quanto mais funções existirem para o iPad, maior a chance de uma empresa ou entidade pegar carona no sucesso do tablet. Notem que até mesmo concorrentes diretos da Apple, como Nokia e Microsoft, lançaram aplicativos para o iPhone. É questão de bom senso.

Esses movimentos mostram claramente que as mídias móveis já são uma realidade inevitável. Pelos últimos levantamentos disponíveis, existem mais de 500 milhões de iPhones em uso no mundo. Seus proprietários certamente passam boa parte do dia (e da noite) colados à telinha. Quem melhor souber se comunicar com eles terá grande chance de conquistá-los como clientes. Claro, o raciocínio vale também para os outros modelos de smartphones, e não é por outra razão que Nokia, Samsung e Motorola, entre outros fabricantes, criaram também suas app stores. Mesmo que você não seja fã da Apple, dificilmente irá escapar.

Para quem ainda não entrou nesse mundo, eis aqui alguns dos sites mais legais:

Apple – Versão em português para a loja de aplicativos da empresa.

Blackberry – Loja de serviços para usuários do smartphone da RIM.

Appswork – Aplicativos em Linux para empresas.

GoogleApps – Site em português para serviços do Google em qualquer smartphone.

PortableApps – Guia de aplicativos diversos para aparelhos portáteis.

PendriveApps – Guia de aplicativos para baixar em pen-drives.

Nokia – Aplicativos para o sistema Symbian (em breve estréia no Brasil a loja Ovi, também da empresa finlandesa).

Microsoft – Galeria de aplicativos para Windows Mobile (aguarda-se a versão em português).

1 thought on “Como fazer marketing, via celular

  1. Gostei muito desse blog , e gostaria de deixar uma dica interessante aqui. http://www.celularnokia.org Fórum com dicas sobre celulares da marca Nokia. Você fica conheçendo os modelos atuais e também celulares espiões que são aqueles celulares usados para gravar conversas alheias.. Aonde comprar o seu celular, toques polifonicos, configurações, gps, navegação e downloads,papeis de parede e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *