Banda larga será da Oi

Nesta quinta-feira, enquanto na Câmara dos Deputados um grupo de técnicos explicava aos parlamentares o que é banda larga, do outro lado da Esplanada dos Ministérios, em Brasilia, as coisas eram decididas (ou quase) sem qualquer interferência do Congresso. Pela enésima vez nos últimos meses, o presidente Lula reuniu ministros e assessores de confiança para tratar de seu Plano Nacional de Banda Larga e terminou a reunião sem chegar a conclusão alguma.

Recorro aqui às competentes repórteres Mariana Mazza, do site Pay-TV, e Gerusa Marques, do Estadão, para sintetizar o que houve de mais importante na reunião de Lula, que é a que mais interessa. E foram duas coisas:

1 – O Ministério da Fazenda colocou-se de uma vez por todas contra a idéia de reativar a Telebrás. O secretário-geral do Ministério, Nelson Machado, chegou a se exaltar durante o encontro com Lula, Dilma e ministros, argumentando que a estatal luta contra uma dívida a essa altura impagável e uma série de pendências judiciais; além disso, está proibida por lei de prestar serviço de banda larga (seria preciso alterar seu estatuto). Já se sabia que os técnicos do Tesouro são contra a reativação da Telebrás, mas o ministro Guido Mantega, aparentemente, não foi enfático ao defender essa posição perante o presidente. Se, depois de todos os argumentos, Lula insistir com a Telebrás, Mantega vai ficar numa saia justa.

2 – Mas a idéia mais, digamos, substanciosa dessa reunião partiu do presidente do BNDES, Luciano Coutinho: entregar o PNBL à Oi. Isso mesmo: a Oi, operadora que teve ajuda do Banco (e também da Caixa Federal e do Banco do Brasil) para incorporar a Brasil Telecom e que é hoje a maior do País, tanto em número de clientes quanto em reclamações no Procon. O argumento de Coutinho é simples: em vez de reativar a Telebrás ou criar uma nova estatal, por que não aproveitar a existência de uma operadora que já é quase estatal? O próprio BNDES detém 49% das ações da Oi, ao lado de alguns fundos de pensão de estatais, e teria condições de controlar os atos da empresa, que por sua vez já tem um plano prontinho para ser colocado em ação. Ontem mesmo, Lula mandou uma equipe de técnicos conversar com diretores da Oi, para saber detalhes do tal plano.

Essa bola está quicando na área, para o presidente chutar. Só falta combinar com as outras operadoras.

8 comentarios para Banda larga será da Oi

  1. Edson 12/04/2010 at 8:48 am #

    Cada dia que se passa, é que nós vamos juntando este quebra-cabeças e descobrindo porque a empresa do filho do Presidente da Republica foi agraciada com R$ 5.000.000,00 pela Telemar (Oi)

  2. João Denver 12/04/2010 at 1:35 pm #

    Quanta maldade, Edson. Desde quando um primeiro-filho não pode receber um “simples” agrado de R$ 5 milhões de uma empresa que está apenas querendo fazer o bem ao País? Huahauhuauha.

  3. Julio Cohen 12/04/2010 at 8:08 pm #

    Sou vítima da Telerj/Telerj Celular/Telemar/Oi e, conhecendo como os cariocas e fluminenses conhecem esta empresa só posso dizer que não vai dar certo… Poderiam ter escolhido qualquer outra, a Oi nunca!

  4. Paulo 12/04/2010 at 8:10 pm #

    Exato, João. Afinal, pra que serve a grana dos impostos que pagamos? Pra sustentar esta trempa, claro.

  5. Ronaldo Franchini 13/04/2010 at 1:33 am #

    A Oi/Telemar é a pior empresa de telecomunicações do Brasil com equipamnto ultrapassado e que tem uma das piores redes de banda larga do país. Se esta empresa está mesmo cogitada para operar o PNBL, estamos em maus lençóis. É o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa!!!

  6. Riva 28/04/2010 at 5:59 pm #

    Fico extremamente triste com uma noticia dessa.Nos aqui no norte do brasil ‘e acho que posso falar por todos que são atendidos por essa “companhia” Oi’ esperavamos que o governo estivese realmente interresado em integrar o brasil atraves da “Internet”,mas vejo que era so balela como sempre.
    “Pense bem na hora de votar,politicos que não cuidam da educaçao não tem compromisso com o povo”.

  7. JoseR 17/06/2010 at 7:19 am #

    Discordo que a Oi é a pior empresa. O preços podem ser meio caros (apesar q vi algumas promõções interessantes), mas pra quem mora no RJ a Oi (Oi Velox) é boa. Pelo menos não tenho do que reclamar. Existia no passado alguns problemas q foram resolvidos e a velocidade é boa, dentro do esperado (mas é aquela coisa: de dia eles colocam um traffic shapping basico nos horarios de pico, mas nada alarmante, cai a metade ou pouco mais, mas de madrugada costuma ficar 100%).

    Se considerarmos o Brasil e as outras, pelo menos a Oi Velox no RJ é boa. Dentro do esperado, nada excepcional, mas nada mal tb.

    Agora, q a Oi possa ou não ter competencia de gerir a expansão da banda larga para pontos sem atendimento ou mal atendidos, aí não sei……. O chato é que eles prometia preços menores para forçar a concorrencia cair os preços em 50% e como se vê a Oi não vai querer cair muito. Cai pouco mas só com incentivos, ou seja, na questão preço não será tão barato assim como Lula imaginaria.

    Fico em cima do muro, pois uma estatal faria os preços caírem, mas por outra a Oi Velox tem experiencia e não é das piores (acho a melhor, pelo menos no SE 0 vai ver a NET Virtual e a a Telefonica pra ver só…).

  8. PAULO 09/08/2010 at 9:11 am #

    FIQUEI 12 DIAS SEM INTERNET, FOI UM TECNICO DA OI DO VELOX E RELATOU QUE O MOLDE ESTAVA PIFADO,COMPREI UM MOLDE NOVO FOI OUTRO TECNICO DO VELOX E O MESMO DISSE QUE EU COMPREI UM MOLDE COM DEFEITO,NEM FUI TROCAR, COMPREI OUTRO;FOI OUTRO TECNICO DO VELOX E DISSE QUE EU COMPREI O MOLDE COM DEFEITO;
    O MESMO DISSE QUE O MOLDE DA DELINK DA SÉRIE 500B JÁ SAIAM DE FABRICA COM DEFEITO.
    CONVOQUEI UM TECNICO PARTICULAR DA MINHA CONFIANÇA E O MESMO TESTOU TODOS OS 2 MODEM E OS MESMOS ESTAVAM FUNCIONANDO PERFEITAMENTE E A INTERNET VOLTOU A FUNCIONAR, ERA SÓ MUDAR O CÓDIGO NO MOLDE DE 31 PARA 33,LIGANDO PARA PARTE TECNICA DO VELOX ELES ME DISERAM QUE OS TECNICOS QUE VÃO A RESIDENCIA, NÃO TEM PERMISSÃO PARA RELATAR A MUDANÇA DE CÓDIGO.
    TEREI QUE PAGAR AS 3 VISITAS INUTEIS QUE PODERIA SER EVITADAS
    E PARA MINHA TRISTESA A OI COMANDARÁ A BANDA LARGA COM TECNICOS DESPREPARADOS OU AMADORES

Deixe uma resposta