Sony, Samsung, Nokia e Toshiba estão entre as empresas que acabam de formar o Consórcio MHL. Esta é a sigla de Mobile High-Definition Link, nome de um novo tipo de conexão que se propõe a facilitar a comunicação entre aparelhos portáteis e TVs ou projetores de alta definição. Segundo as empresas, o conector MHL permite trafegar sinal de vídeo 1080p e de áudio digital através de cabos ultrafinos como os que usamos hoje nos celulares. De quebra, a conexão cuidaria também da alimentação do aparelho portátil, como acontece hoje quando se liga um iPod, por exemplo, ao computador.

Alguém pode se perguntar: mas pra quê isso, se já existe o cabo mini-HDMI, que faz quase a mesma coisa? Além da questão da alimentação, as principais diferenças do MHL seriam a menor quantidade de pinos (o HDMI possui nada menos do que 19…) e o fato de se poder trafegar conteúdos protegidos pelo código HDCP (anti-cópia).

Se vai pegar? Só Deus sabe. A especificação do novo padrão está lá no site, esperando comentários, críticas e sugestões. A previsão é de que tudo esteja oficializado até junho. O fato é que, segundo o site Eletronista, o Consórcio tenta atrair a Apple para o seu lado, o que garantiria o sucesso do novo padrão. Como se sabe, o iPhone não utiliza saída HDMI, apenas component, limitando a resolução de vídeo. Até hoje, Steve Jobs não aceitou adotar o mini-HDMI. Agora, quem sabe reveja seus conceitos.

1 thought on “Vem aí mais um padrão…

  1. Meu Deus é a pura obsolescência programada! Mal tá saindo o HDMI 1.4, q vai tornar tudo obsoleto, já tão invento outro padrão… pra deixar o HDMI 1.4 obsoleto novamente!!!

    O filminho do Youtube “A História das Coisas” está certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *