As notícias dos últimos dias sobre a questão da banda larga indicam que, nos bastidores, está havendo uma verdadeira briga de foice entre as operadoras, e também entre elas e o governo. Ninguém mais esconde a irritação com a forma como o tal Plano Nacional de Banda Larga está sendo conduzido, e o presidente Lula, envolvido até o pescoço na campanha presidencial, não deve estar lá com a cabeça muito tranquila para tomar uma decisão tão importante. Já há até quem diga que ele pode deixar o assunto para seu sucessor (ou sucessora)…

Apesar da urgência para o País, a maioria dos especialistas com quem tenho conversado acha que, a esta altura, talvez fosse mesmo mais sensato parar a bola do PNBL. Todo mundo sabe que nossas redes são lentas e de manutenção precária, culpa de um modelo de falsa competição, em que o governo não consegue sequer fiscalizar o que já existe, quanto mais planejar algo para o futuro. Além disso, fica cada vez mais claro que é impossível unir as operadoras em torno de um projeto comum, que leve em conta as necessidades do País e não as de cada empresa individualmente. Vejam o que disse outro dia o presidente da Claro, João Cox, sobre a idéia lançada pela Oi, de obter incentivos fiscais da ordem de R$ 27 bilhões em troca do compromisso de implantar uma rede nacional de banda larga: “A Oi quer perpetuar o monopólio”, disse Cox, segundo o site Tele-síntese, já partindo do princípio de que a maior operadora do País, que é quase uma estatal, é dona do mercado – o que, convenhamos, é um exagero.

Hoje, quem está nos jornais tratando do assunto é o presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista, garantindo que sua empresa pode fazer exatamente o que propõe a Oi, só com bem menos dinheiro. “A Sky faria por R$ 15 bilhões”, disse ele ao Estadão, abrindo as opções de implantar a rede sozinha ou em parceria com outras empresas. Faria mesmo? Segundo Baptista, o assunto já foi discutido com a Anatel, que no entanto precisaria abrir as licenças de WiMax usando as freqüências disponíveis de 2,5GHz. “Não sei até que ponto o governo acredita que a Oi vai passar a cumprir com o que não fez até agora”, diz o executivo, que garante: a Sky poderia cobrar tarifas de 10% a 15% mais baixas do que qualquer operadora local.

É de se perguntar: que tal começar baixando o preço dos pacotes de TV paga atuais? Seria uma bela demonstração de boa vontade.

9 thoughts on “Quem pode (mesmo) fazer banda larga

  1. “…que tal começar baixando o preço dos pacotes de TV paga atuais?” Boa, muito boa, Orlando.

  2. Enquanto isso, a “Internet Bolivario-sindical” será oferecida de graça para as prefeituras do PT e da “base alugada”…

    Da Folha de São Paulo (via blog Coturno Noturno):

    O Ministério das Comunicações lançou edital de licitação para levar internet sem fio gratuita a 163 cidades. Na lista dos municípios que serão beneficiados com os investimentos federais estão 61 prefeituras do PMDB e 36 do PT, e o restante está distribuído entre os partidos da base aliada.Os dois grandes partidos de oposição, PSDB e DEM, que, administram 1.390 municípios, foram praticamente ignorados. A única prefeitura tucana na listagem é Divinópolis (MG), enquanto Fernandópolis (SP) é a única do Democratas. O ministério é comandado pelo PMDB. O atual ministro, José Arthur Filardi, é homem de confiança do ex-ministro Hélio Costa, que deve disputar o governo de Minas Gerais em aliança com o PT.

  3. Ótimo post, conheci o blog hoje e já li outro posts nos quais fica clara a qualidade do blog. Parabéns pelo ótimo trabalho com o blog. Keep the good work! o/

  4. Por falar em Banda Larga, peço licença para submeter um tema que a mim parece ter muita relevância, pelo fato de atingir uma grande massa de cativos das Operadoras, como nunca se viu antes nesta País. Eu pago pelos serviços da OI para utilizar 2 mega, o que considero razoável para uma conexão doméstica. Entretanto, ao observar a demora contumaz em acessar as conexões, resolví checar a velocidade que se apresentava disponível. Utilizei dois sites, em dias e horários distintos, para os testes: RJNET e TESTESUAVELOCIDADE. Para o meu espanto a velocidade registrada foi assim: 1) 1243.87 kbps (24/04 – 10:59) – 2) 1070(!) kbps (29/04 – 10:44). Conclusão: as Operadoras te cobram dois mas fornecem apenas um. Dá uma sensação de impotência sentir esses desmandos a que estão submetidos os consumidores nativos, que pagam as taxas mais escorchantes do planeta. Mas, a quem reclamar? À Anatel? Se alguém souber que uma multa foi aplicada, e realmente paga, queira por gentileza informar. Afinal, o que se poderia esperar de um órgão dito fiscalizador, administrado por cargos políticos? Está na hora de levantar uma bandeira para criar uma ONG tipo Usuários Banda Larga, começando por exigir uma varredura nos cargos por indicação.

  5. Caro Jean, muito obrigado. Contamos com a ajuda dos leitores para melhorar cada vez mais. Abs. Orlando

  6. Caro beto, já comentamos esse problema aqui: https://orlandobarrozo.blog.br/?p=4315. As operadoras vendem uma velocidade e entregam outra, o que inclusive está merecendo uma investigação de órgãos de defesa do consumidor. Em certas regiões, a conexão é ainda mais lenta do que essa que você descreve. E, realmente, a Anatel é quase sempre omissa nesses casos. Abs. orlando

  7. Barrozo, o último parágrafo do seu post foi simplesmente sensacional. Como você sempre se expressa, com rara percepção de nossa realidade digital.

  8. “… que tal começar baixando o preço dos pacotes de TV paga atuais?”

    Realmente, boa, muito boa, Orlando.

    Mas, ‘concessa maxima venia’, você se esqueceu de acrescentar: E, também, melhorar (e muito!) a ATUAL qualidade dos serviços prestados.

  9. Bem, como sempre, parabéns Orlando pelo tema.
    A principio temos somente uma coisa nesse País, interesse individual, só isso, pois ninguem quer saber em melhora o serviço, o governo em cogita baixar os impostos pagos pelo serviço, e os únicos a pagar a cota somos nós, sustentando o lucro das empresas prestadoras e o governo, que gasta mais do que arrecada.

    Ao amigo Bento Braga, sinta-se feliz por isso, pois pelas suas medidas que vc diz dá 50% da velocidade paga por vc, mas nesse sites dão a velocidade do tráfego, de um pequeno pacote de informação.
    o real é vc fazer um download e medir por isso, ai sim vc saberá realmente quanto eles estão entregando, pois existe uma diferença grande em acessar um site de um jornal por exemplo do que ver um site aonde vc tem videos, que na maioria das vezes demora mais pea quantidade de informção.

    Mas para exemplo do “belo serviço prestado”, tenho 4mb e recebo literalmente 400kbps, menos dos 10% de lei, e não adianta falar, pois eles dizem que minha localidade o sinal não propricia um velocidade maior, uma grande mentira, pois nas reviso~es bem comum da minha linha cheguei a fazer um download em incriveis 3,4mbps, foi um sonho que durou 5 segundos, deixando claro que não é infraestrutura e sim a forma que esses caras ( telefonica ) age de má fé mesmo, e como todos sabemos eles ganham na morozidade da lei, e como existe milhares de processo, nunca que eles vão pagar, acobertados com a falta de regulariazão da Anatel, que por sinal nem sei pra que existe essa instutição, a não ser para bloquear os avanços de quem quer entrar e deixando os mesmos fazerem a farra, pois tirarem o mmds de cisrculação é mesmo que condenar o WIMAX, pois como disse, o interesse é que a Oi tome conta, empresa quase estatal.

    O Pior é tentar condenar o melhor País o mundo de se viver por culpa desses interessados em arrancar e arrancar mais da gente.

    Uum Abraço a todos e um ao Sr Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *