Comentei aqui semanas atrás sobre a tendência dos tablets, uma nova categoria de produto que promete chacoalhar a indústria eletrônica. O sucesso do iPad, para muitos surpreendente, deve fazer os fabricantes repensarem suas estratégias em relação à chamada convergência digital. A partir de agora, os smartphones não serão mais os mesmos, assim como projetos de notebooks e netbooks terão que ser revistos. Hoje mesmo li em sites internacionais que empresas como Samsung e HTC estão reconsiderando os planos de lançar tablets este ano, pois não podem simplesmente colocar no mercado novos modelos; terão que ser, no mínimo, tão bons quanto o iPad.

Mas não são apenas os fabricantes que precisarão rever seus conceitos. Também as emissoras de televisão – e principalmente as operadoras de TV por assinatura – serão obrigadas a uma reciclagem. Vejam o que relata o competente Samuel Possebon, enviado especial da revista Tela Viva a Los Angeles, onde esta semana aconteceu a convenção da NCTA (National Cable & Telecommunications Association), o encontro mais importante do setor. “Toda a discussão virou de cabeça para baixo e ganhou um novo tratamento por parte de engenheiros, fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de UI (user interfaces), além dos próprios operadores e programadores, com a concretização do conceito de tablet PCs”, diz Possebon, que ouviu analistas de mercado e executivos das emissoras e operadoras.

Segundo esses entrevistados, o tradicional controle remoto que comanda uma caixinha conversora e aciona um guia de programação na tela do TV está com os dias contados. O iPad (e outros tablets que devem surgir em breve) irá  forçar essas prestadoras de serviço a rever o próprio modelo de negócio que domina hoje o segmento de TV por assinatura. A interação do assinante com a programação, que hoje se baseia no uso intensivo do controle remoto, com menus pobres e respostas lentas dos conversores, terá de sofrer um enorme upgrade para combinar o conteúdo das TVs pagas às redes sociais. O sinal foi dado pela Comcast, maior operadora de cabo dos EUA (e que, por sinal, acaba de adquirir o controle da cinqüentenária rede de TV NBC), que demonstrou no evento um iPad dotado de um aplicativo específico para controle de canais pagos. Todo mundo que viu achou o máximo.

Vejam esta declaração: “A simplicidade que o Google trouxe à internet e que o iPhone trouxe ao celular, o iPad traz para a interação com o vídeo”. Veio de Tom Rogers, presidente da celebrada TiVo, a pioneira nos serviços de video-on-demand que revolucionaram a TV paga nos EUA. É bom todos nos prepararmos para, no futuro, usar um iPad como controle remoto.

4 thoughts on “iPad e a TV por assinatura

  1. Senhor redator, por favor redija uma matéria explicando com detalhes o que é ipad.
    Muito obrigado.

  2. Olá Joselito, se você der uma busca neste blog com a palavra “iPad” irá encontrar uma série de explicações. Abs. Orlando

  3. gostaria de saber se o ipad da apple pode utilizar a minha televisao como monitor através de uma conexao blootooth ou cabo (tv de led 3d sony bravia)
    vi um video na internet onde um ipad wi-fi acessando a internet transmitia
    a imagem para a tela da tv, e através do monitor do ipad a pessoa tinha comtrole da tv na internet. gostaria de saber se toda tv de led pede ser utilizada desta forma. espero que vc tenha entendido os meus questionamentos.
    desde ja muito obrigado.

  4. Olá José Ricardo, obrigado pela msg. Até o momento, somente alguns TVs Samsung permitem usar o iPad da forma que você menciona. Mas é inevitável que os demais fabricantes também criem seus aplicativos com essa finalidade. Não deve demorar. Abs. Orlando

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