A propósito dos novos TVs 3D, nossa equipe já testou um dos modelos da Samsung (UN55C8000, foto ao lado), de 55″, com painel LCD-LED do tipo Edge-lit. O teste está na edição de maio da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Mas os dois modelos que a LG pretende colocar nas lojas em junho ou julho – de 47″ e 55″ – utilizam painel Local Dimming, que é mais eficiente. Outra diferença que a LG pretende ressaltar é a taxa de atualização (refresh rate) de 480Hz, contra 240Hz da rival.

Teoricamente, esses dois aspectos podem fazer muita diferença na performance de um TV LCD. O painel LCD-LED melhora significativamente o contraste e a reprodução de cores, na comparação com o LCD convencional. E o Local Dimming produz imagens mais uniformes em toda a superfície da tela, já que a iluminação traseira (backlight) é feita de modo homogêneo; nos painéis Edge-lit, os leds ficam nas bordas e é mais fácil acontecerem vazamentos de luz. Mas, segundo a Samsung, o painel utilizado nos TVs 3D é um pouco diferente. Trata-se de uma variação dos Edge-lit, que a empresa chama de “Precision Dimming”. Os leds são montados nas bordas, mas enviam luz através das ranhuras de uma placa difusora (Light Guide Plate), que ilumina os pixels. Cada led é controlado individualmente, ajustando o brilho nas áreas que necessitam de maior luminosidade. Na prática, o que vimos nos testes foram imagens de brilho equilibrado e um nível de contraste bem próximo ao dos plasmas. As gradações de cinza foram convincentes, o que realmente indicam eficiência do backlight.

Já o aumento da taxa de atualização é talvez uma das melhores inovações dos fabricantes de LCD nos últimos tempos. Comparar um modelo tradicional, que trabalha com taxa de 60Hz, com um dos novos (120Hz) chega a ser covardia. O processador de vídeo insere novos quadros de imagem, criados a partir da duplicação dos quadros originais, num processo semelhante ao da produção de um desenho animado. Com mais quadros, melhora o registro da imagem, com cores mais firmes e contornos mais definidos. E a leitura desses quadros é feita numa velocidade duas vezes maior, de tal forma que o olho humano não percebe o “truque”. No Samsung de 240Hz, vimos um salto de qualidade ainda maior.

Bem, o modelo da LG (foto acima) acabou de chegar para teste. Com Local Dimming e 480Hz. Vamos ver como se comporta. Aguardem.

7 thoughts on “Diferenças entre os TVs 3D

  1. Até que enfim uma empresa está tomando a devida consideração pelo mercado brasileiro no tocante ao lançamento de aparelhos que vemos no exterior. Parabéns LG !! Concorrentes acordem para realidade !!!

  2. Orlando,

    A diferença de 60hz para 120hz é grande, mas o salto de 120hz para 240hz já não é essas coisas de acordo com alguns usuários, sem contar que fica parecendo vídeo. Vamos ver se esses 480hz da LG realmente melhoram alguma coisa mantendo a naturalidade da imagem. No teste da Samsung, os 240hz foram muito superiores aos 120hz?

    Abraço

  3. Orlando, a realidade do nosso Brasil caminha na era do gelo, nos EUA o mercado dessas novas tecnologias já aterrizaram a algum tempo, a performace já estar estabelecida, agora o que eles estão fazendo de atrativade aos exigentes consumidores é baixar os preços e assim chegar na frente, como numa maratona, vence o melhor.
    Espero um dia que o nosso Brasil faça parte desse seleto mercado.
    Abs.Dinaldo

  4. Concordo com o que diz o Orlando. Os filmes ficarão todos meio “desenhos animados” de tantos quadros inseridos no filme original.
    Outro ponto que acredito : se Local Dimming não fosse tão superior ao Edge-lit, nenhuma fabricante gastaria tanto mais para implement-ala. O preço da Samsung Série 8000 nos USA é de US$ 3000.00 (mais ou menos) e da Série 9000 ( Local Dimming) é de US$ 8000.00 (mais ou menos).E a diferença básica entre as duas séries é essa.

  5. Boa noite amigo Orlando
    Sou fã de Tv e tenho em minha casa de 50p LG modelo Time machini e estou pesquizando e comparando as novas tvs 3D
    Tenho uma duvida!?, minha esposa usa oculos de grau e como ela vai fazer pra ver a tv 3D?, ela vai por os óculos 3D por cima dos óculos de grau?
    Já pesquizei em varios sites mais não achei nada sobre esse assunto
    Abs amigo

  6. Oi Orlando
    Achei interessante a pergunta do Lorival. Fiquei interessada em saber como usar a TV em 3D com oculos de grau
    Ab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *