Perdi o bonde da engraçadíssima polêmica envolvendo a TV Globo e sua cobertura – ou tentativa – da Copa do Mundo. Só hoje é que fui me inteirar do que aconteceu ao longo da semana. Pode parecer que não tem a ver com o assunto deste blog, mas tem sim. Aliás, tem a ver com o próprio conceito de liberdade de expressão. Primeiro, a parte engraçada. Os vídeos que circulam no YouTube confirmam que brasileiro, além de bom no futebol, tem uma criatividade ímpar para ridicularizar pessoas que merecem ser ridicularizadas, como é o caso do treinador Dunga. Claro que não vou aqui discutir seus méritos ou defeitos profissionais, porque não é meu papel. Mas sua postura arrogante, como aliás a postura de boa parte dos treinadores e dirigentes de futebol, é algo que faz um mal enorme ao País. Digo isso porque, mesmo com tantas agressões à imprensa, esta se curva a ele como diante de um Deus supremo. E, se o Brasil for campeão, são capazes de voltar a chamá-lo de “líder nato” e outras bobagens do tipo.

Numa prova da pobreza intelectual em que vivemos, os palavrões dirigidos por Dunga a um jornalista da emissora deram motivo a um movimento anti-Globo, via twitter, incluindo uma história inventada sobre tráfico de influência junto ao presidente da CBF. Criaram uma campanha para que as pessoas não assistissem aos jogos da seleção na Globo, o que – diz o o site especializado Comunique-se – não se confirmou nesta sexta-feira: a transmissão bateu recorde de audiência. Antes, as mesmas pessoas que lideraram esse movimento haviam lançado o “Cala a boca Galvão”, com repercussão internacional, daí porque talvez tenham se sentido inspiradas a novas campanhas contra a emissora.

Não tenho procuração aqui para defender a Globo, muito menos Galvão Bueno, mas essa história de cala a boca me faz lembrar censura e ditadura. Anos atrás, houve na imprensa algo semelhante, quando lançaram a frase “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”, devido à posição da emissora nas eleições de 1989 (quando apoiou Collor contra Lula). Se Dunga não quer deixar seus jogadores darem entrevista, isso mostra apenas que ele não confia nos seus comandados. Mas é um direito seu. Cabe aos jornalistas, não só da Globo, tentarem furar essa proibição cretina. Agora, desrespeitar pessoas que estão trabalhando já é falta de educação – algo que, como dizia minha avó, vem de berço.

O pior, a meu ver, é perderem tanto tempo com essa polêmica idiota. Coisa de gente que Nelson Rodrigues identificou como “a pátria de chuteiras”. Pátria, para mim, é coisa muito mais séria.

14 thoughts on “Cala a boca já morreu!

  1. Desculpe Orlando, mas vou descordar em um ponto. Com relação a ditadura, censura, Galvão e Globo. A Rede Globo nasceu e ganhou força nos governos militares. Foi o ícone da ditadura de direita. Acho que pesa muita coisa contra a Globo. Sempre ao lado de governos federais, sejam ele de que ideologia for, em troca de engavetamento de dividas milionárias. Hoje está ao lado do governo Lula apenas porque o governo Lula foi o governo que mais gastou em propaganda na historia do Brasil. Figurinhas carimbadas da Globo ganhando 1 milhão de Reais por mês para idiotizar a população enquanto um professor (pago por governos clientes da Globo) ganham menos de 1000 Reais por mês para “tentar” educar a população. “Há… agora a culpa é da Globo por professores ganharem pouco”… dirão os globodiotas de plantão. Não, a culpa é do sistema e quem sustenta o sistema no poder é a Globo com sua lobotomização em massa. Aí aparece um “grosso” colocando os jornalistas pelegos da Globo em seu devido lugar e ele passa a ser inimigo publico numero um? Porque jornalista não pode ser questionado quando vai longe demais? Qual a função de um jornalista? Dar opinião, noticiar ou ser porta-voz de quem paga? Talvez todas as respostas estejam corretas, mas qual a função do Dunga? Servir as vontades da rede Globo ou ser técnico de futebol? Censura sempre existiu e sempre vai existir. Um dia escrevi um comentário sobre um distribuidor amigo seu, e anunciante da revista, aqui no Blog e não foi publicado! Ofendi alguém? Não, apenas dei minha opinião como consumidor, que era contraria a sua e fui censurado. Censurado por você, pessoa, jornalista e empresário que admiro. Eu já boicotei a Globo faz algum tempo. Não sintonizo esta emissora e suas afiliadas por nada. CALA A BOCA REDE GLOBO, é o mínimo que posso fazer, pelo menos até arranjar um contrato milionário para fazer não sei o que por lá…

  2. Olá Felipe, você tem todo direito de discordar. Aliás, aqui ninguém é censurado, desde que exponha seus pontos de vista com educação e civilidade, como você está fazendo agora. Se quiser criticar qualquer empresa do mercado, fique à vontade. Nossa postura é sempre encaminhar as críticas para as pessoas se defenderem, se quiserem. Quando há alguma censura, é porque fica claro que a intenção é apenas ofender, e não debater. Quanto à Globo, concordo com quase tudo o que você diz. E Dunga pode perfeitamente recusar entrevistas ou até fechar a concentração. Só não tem o direito de ofender quem quer que seja. Lembre-se que nem todo jornalista da Globo é pelego… Aliás, ele – como técnico da seleção – é parte integrante de todo esse “sistema” que você critica. Ou não é? Abs. Orlando

  3. Sempre existiram os anti-globo. O curioso é que muitos estão no governo hoje e devem agradecer a Globo por ainda existe “este governo”. Brizola foi um gaúcho que tentou colocar a Globo em seu devido lugar. Não conseguiu e todos sabem por quê: O quarto poder sempre esteve acima do bem e do mal. Achei este artigo bem interessante e tem tudo a ver com a discussão do momento:

    Dunga: o novo Brizola
    Por Eliakim Araújo (jornalista)

    Dunga não é, de fato, pessoa das mais simpáticas. É folgado, provocador e não tem papas na língua, embora não se possa negar sua dedicação ao ofício de treinador da seleção nacional. Dunga está na berlinda depois de sua explosão de maus modos com um repórter da Globo que falava ao telefone enquanto ele respondia perguntas de outros repórteres na coletiva de imprensa após o jogo com a Costa do Marfim.

    Se Dunga não é persona grata da imprensa, por outro lado é verdade indiscutível que boa parte dos jornalistas brasileiros se acham (é plural mesmo) acima do bem e do mal, se julgam superiores ao comum e mortal ser humano, sobretudo a garotada mais nova. Se acham donos da verdade e os sabichões do momento. Falam o que querem de pessoas ou instituições que não dispõem de um espaço na mídia para se defender

  4. Acho que o Dunga devia ser contratado como Presidente da Rede Bobo depois da Copa.
    Quem sabe vai escalar um time melhor de jornalistas, menos estrelinhas, fazê-los treinar e a gente vai ter o que assistir na televisão.

  5. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”

  6. O emprego de Dunga já está ameaçado. Ganhando ou perdendo a Copa, dificilmente permanecerá no cargo. Ele ousou desafiar o império e o império não perdoa: persegue até destruir sua vítima. A turma da CBF vai ter que enfiar a viola no saco porque falta peito e independência financeira enfrentar o poder dos irmãos Marinho. Você até consegue derrubar os governos militares, pintar Sarney e familia de ladrões, taxar Collor de “cheirador”, dizer que FHC vendeu o Brasil e não dar em nada e até provar que Lula não tem cerebro e Dilma não passa de seu Avatar. Mas só a Famiglia Marinho consegue colocar, sustentar ou derrubar um governo.

  7. Prezado Orlando, como você mesmo disse, estava um tanto quanto “por fora” do que aconteceu. Devemos esclarecê-lo que quem faltou com o respeito foi o dito jornalista da Globo que, enquanto Dunga dava a coletiva, falava ao telefone com Tadeu Smith irmão do não mais educado do que o Dunga, Oscar Smith.Claro que o nosso técnico não prima pela polidez tanto quanto os jornalistas da globo não primam pela humildade e falta de presunção.

  8. Olá Roberto, eu estava por fora, mas vi o vídeo depois. Não foi por esse motivo (estar falando ao telefone) que o Dunga destratou o jornalista. Aliás, nem seria motivo para isso. E, de novo: nem todos os jornalistas da Globo são iguais. Esse é outro preconceito que não ajuda em nada. Abs. Orlando

  9. Orlando,

    Na qualidade de “idiota” (interpretação lógica advinda do fato de eu ter apoiado a “polêmica idiota”), lamento que você pense dessa forma.

    Admiro seus textos, mas, respeitosamente, acho que aqui você pipocou. É claro que o futebol não é, nem deve ser, tema capital em nossas vidas, e é claro que um punhado de internautas não vai derrubar a Rede Globo (nem era essa, a meu ver, a intenção).

    A idéia, creio, é que seja lançada uma semente que instigue as pessoas a refletir e questionar, e o papel das redes sociais não pode ser subestimado, especialmente a longo prazo.

    Nada mais brasileiro do que nossa grande goela, que aceita qualquer coisa que venha das “instituições” nacionais, não é mesmo?

    Abraço!

  10. Quem aqui nunca perdeu a cabeça e xingou alguem? Mesmo em oculto? A atitude de dunga foi errada! Mas todo mundo sabe, que a globo e bem mais obscura do que parece. E para mim, quem defende isso, gosta da ditadura da globo.
    Se o Galvão ou qualquer outro apresentador, narrador… tem o direito de falar, as besteiras que ele bem entender. Porque nos não podemos falar, um cala a boca Galvão? Ele não é um Exemplo de educação!

  11. Caro Victor, que eu saiba, o Galvão nunca xingou ninguém no ar… Também não gosto dele, aliás pouco assisto a Globo, mas estamos falando de coisas bem diferentes. O pessoal está aproveitando esse episódio ridículo para descarregar todas as suas iras antigas contra a Globo. Falar, todo mundo pode, afinal estamos numa democracia. Mas isso inclui também respeito pela opinião alheia, certo? E, cá entre nós, sem essa de “ditadura da Globo”. Ditadura é coisa muito mais séria do que isso. Abs. Orlando

  12. Olá Reinaldo, não pipoquei não. O próprio espaço aqui concedido para essa discussão já é interessante, você não acha? E também ninguém está subestimando o papel das redes sociais, ao contrário. Elas hoje já estão ficando quase tão fortes quanto a própria Globo. É isso aí. Vamos debater, sempre. Abs. orlando

  13. A verdade é que um jornalista não tem o direito de se achar acima do bem e do mal. Não pode achar que tem poderes de “otoridade”, ainda mais porque carrega um crachá da Globo. Dunga foi mal educado como muitos são as vezes, mas não podemos colocar ele na Sibéria da mídia só porque a “vitima” foi um filhote protegido da Globo. Por outro lado, quando jornalistas estão fazendo o seu trabalho de informar (e muitos o fazem bem feito), é errado agredir este profissional só porque estamos do outro lado, como foi o caso da surra no apresentador do CQC esta semana.

  14. Concordo, Fabio. Dunga vem agredindo verbalmente jornalistas praticamente desde que assumiu. A diferença é que agora os palavrões foram gravados. O fato de ser um repórter da Globo não faz diferença, neste caso; poderia ser de qualquer veículo. Aliás, também não faz diferença o fato de ser jornalista; poderia ser qualquer pessoa. Desculpe insistir, mas os relatos de quem viu a cena são de que o jornalista não fez absolutamente nada, apenas falava ao telefone. Não consta que tenha mostrado “poderes de otoridade”, embora alguns da Globo – e também de outras emissoras – realmente tenham essa postura. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *