Já tinha escrito o comentário anterior quando li a notícia de que uma das publicações mais respeitadas do mundo na área de defesa do consumidor – a americana Consumer Reports – detonou a nova versão do iPhone. As falhas de recepção do novo smartphone da Apple, que vêm sendo apontadas por praticamente todos os especialistas nas últimas semanas, levaram a equipe da revista a publicar, com todas as letras, que “não pode recomendar a compra do produto”. Nos EUA, esse tipo de conselho é levado muito a sério.

A Apple apressou-se a informar que está reavaliando o produto e até prometeu uma atualização para contornar o problema. Mas a essa altura o estrago parece que já está feito. Milhões de pessoas já adquiriram o iPhone 4 e estão se queixando de não conseguir completar as ligações. Como diz o The Wall Street Journal, esse é o pior tipo de propaganda que uma empresa pode desejar. Curioso é que a própria Consumer Reports havia publicado um artigo, logo no lançamento do aparelho, elogiando sua performance. Mas, como convém a um veículo honesto e responsável, os editores pegaram três exemplares para testes mais detalhados, e um deles contou que simplesmente não conseguia completar nenhuma chamada (fizeram este vídeo para mostrar). Ironicamente, dizem que o problema só foi amenizado com o uso de uma fita adesiva sobre o display…

Agora, a bola está com a Apple. Como se vê, nem ela é infalível.

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