Quase ao mesmo tempo em que o governo americano reforçava sua política de combate à pirataria, a polícia paulista prendeu ontem os responsáveis pelo site Brasil-Series, que fornecia seriados e filmes de TV pela internet. Segundo a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), o site tinha cerca de 800 mil usuários únicos por mês, visitanbtes que buscavam links para downloads de sucessos como House e Friends. O casal que administrava o negócio vinha sendo vigiado através do Orkut. Como o site tinha anúncios e pedia doações, significava um giro de dinheiro a partir de conteúdos não autorizados.

Também foi fechado hoje o site legendas.TV, especializado em fornecer legendas em português para quem baixa séries americanas da internet – outra prática ilegal. Os dois sites brasileiros estão entre os mais ativos do mundo nessa prática, que agora o governo Obama promete combater com mais rigor. A ação é internacional, e inclui pressionar os governos dos países onde a pirataria é maior para que ajudem no combate. O Brasil, é claro, terá que se posicionar. Infelizmente, nosso país está longe de ser um exemplo nesse campo. Além da pirataria de CDs e DVDs, que pode ser conferida em qualquer esquina, há uma enorme rede de venda ilegal de games, programas de computador e até ligações clandestinas de banda larga e TV a cabo.

Claro, não é um problema só de governo, muito menos só de polícia. Há uma questão cultural aí. O brasileiro em geral parece ter prazer em praticar ilegalidades, ainda que sob o disfarce de “informalidade”, o que vem a dar no mesmo. E quando tem a protegê-lo um governo como o atual, que também adora afrontar a lei, faz a festa. Lamentável.

10 thoughts on “Novo cerco aos piratas

  1. Caros, a questão da TV a cabo me intriga. Não temos concorrencia no mercado. Tentei contratar a NET para a região norte de SP e me informaram que por ser uma regiao com muitas ligações clandestinas eles não iriam instalar na minha residencia. O dono da concessão não possui interesse em fazer nada!? Vamos reclamara para quem?

  2. Não é possível uma pessoa de bem concordar com a pirataria, afinal de contas já quase se matou a industria do disco. os poucos artistas, principalmente os novos, estão percorrendo um longo caminho até ganharem algum dinheiro se se firmarem no mundo show. A maioria está vivendo, quando se destacam, é fazendo shows pelo interior do país. Ou seja, a pirataria está matando a ” galinha dos ovos de ouro” e principalmente os novos talentos e a renovação musical. A complacência com a pirataria é imoral. Não é porque os americanos estão reclamando, mas sim porque os nossos artistas também estão sofrendo. Sou apaixonado por musica, cinema,teatro, etc… O lamentável de toda esta historia é que até as locadoras de videos e jogos também ja estão sofrendo os efeitos da pirataria. Nem elas estão conseguindo concorrer em preço com os dvds piratas. Já saiu uma noticia de que os camelos de sâo Paulo já estão vendendo filmes em blu-ray. Bem, acredito que se o governos Federal e Estadual abaixassem a carga tributária já começaria o combate.
    Importo os Blu-ray através do Site ” blu-ray legendados” com preços menores do que aqueles vendidos aqui, com qualidade melhor. Eles vem dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Alemanha, de Portugal, e até da Asia, com preço menor e com legendas em portugues e, ainda pago o frete e, mesmo assim ainda sai mais barato do que comprar aqui. Tem alguma coisa de muito errado nesta historia, até o dia em que BC. e a Receita acordarem o quanto está indo de dinheiro daqui para lá, fora os empregos que nos estamos garantindo para eles.
    Vamos ver até quando isto tudo irá. Os site nacionais especializados em blu-ray já estão diminuindo os preços para enfrentar a concorrencia. Vamos rezar para todos diminuam um pouco a ganancia, para garantirmos o emprego de muita gente aqui dentro.
    Esta é a minha opinião.

  3. ganhar dinheiro com isso realmente é pirataria.
    Entrentanto não sou contra, e não acho crime, disponibilzar legendas para quem quiser assistir os episódios que são exibidos nos EUA, que inclusive tem vários equipamentos para gravação desses seriados. A legenda seria para aqueles que não entendem ingles perfeitamente.
    As distribuidoras deviam ser mais ágeis na exibição, bem como colocar à venda DVD’s com excelente qualidade, mas estão sempre baixando a qualidade tanto das embalagens(escanavao…slim..lixo… cadê o digipack?) e também no aspecto de imagem, que inclusive nos filmes blu-ray já estão pisando na bola (vide blu-ray do filme o fim da escuridão da imagem filmes que mutilaram o aspecto original do filme só para nãoa aprecer a tarja preta).

  4. Em um país onde o presidente da republica não obedece as leis, quando vamos poder exigir da população? Quem tem moral para exigir o cumprimento das leis?

  5. Enquanto houverem, 2 realidades antagonicas, este tema se perpetuará. A pirataria no video tem raizes na extrema diferença social de nosso pais e ganancia de alguns. Dificil é manter o bom senso…

  6. A indústria ao invés de buscar meios para facilitar a vida de quem quer assistir filme de modo legal, fica investindo em tecnologias para prejudicar os que compram os dicos originais. Exemplos: a última que diz que vão bloquear a saída analógica de BD em alguns anos para evitar pirataria, o uso de bloqueadores que exigem atualizações de firmware para rodar (vide Avatar).
    Enquanto lá fora existem locadoras que disponibilizam filmes para download, entregam e pegam em casa para ficar o tempo que quiser, loja itunes para quem quiser a música que gosta etc etc etc – aqui temos filmes caríssimos (faço o mesmo que o colga faliu, compro 3 Blu ray no exterior por quase o preço de um daqui no Brasil COM FRETE; sites para dowload pago raros e ineficientes; itunes nada.
    Já vi uma pesquisa que afirma que a maioria das pessoas que comprar piratas não o fazem por que é mais barato, e sim porque é mais fácil. E é mais fácil. Quer uma música, nova ou antiga, rara? Vá procurar para comprar – é aquela dificuldade. Para baixar de graça não leva 5 minutos.
    Antes se falava que filme baixado tinha qualidade ruim. Isso não existe mais. Arquivos avi com compactadores novos e arquivos mkv dão resoluções de até 1080P sem problemas, com legendas e duplo audio.
    Não adianta cerco, não adianta fechar site, prender gente. Enquanto não oferecerem opções boas e modernas, a pirataria prevalecerá. Não adianta, não há como evitar.
    Estamos no século 22 e indústria cinematográfica no século 20 e a de música no século 19.
    Apesar de ser teimoso – o que fez comprar dois paraelhos Blu-ray – não vejo sentido em mídia ótica, é um atraso. Uma memória flash é muito melhor.
    É uma realidade muito triste, as locadoras de uns 10 anos atrás eram o máximo, vão deixar saudades. Tenho esperança que a indústria acorde do sono e reveja a situação. basta pegar o que gasta fazendo travs inúteis que só prejudicam a quem de fato comprou o original, para dar flexibilidade que queremos e merecemos.

  7. Lamentável é um cd custar 50 reais, lamentável é 1 temporada de serie custar 100 reais… Lucrar com a pirataria obviamente não é certo, mas já se perguntou se do outro lado também não há um lucro ilícito com os preços abusivos?? Enquanto as coisas forem assim eu dou total apoio a formas “alternativas” de consumir esses tipos de produtos.

  8. O Brasil é um país com um povo bastante eclético e que adora tecnologia, novidade, modismo. Por isso tem muita necessidade de consumo. Mas é reprimido pelo preço dos produtos originais, seja pela ganância dos fabricantes, seja pela sanha arrecadatória das nossas três esferas de governo. A população não quer consumir porcaria, mas ela é levada a isso. Está na cara o que deve ser feito: redução a zero da carga tributária sobre os produtos altamente pirateados. Seria um golpe fatal na pirataria. Após isso, rearruma-se a casa com uma carga tributária que deixe o produto competitivo e inviabilize o pirata. Afinal, a arrecadação perde cada vez mais com a pirataria e, o que é pior, perdem-se mais e mais postos de trabalho.

  9. Acho uma baixaria o qe estão fazendo com os dvd e blue ray! Concordo com o amigo, é uma baixaria pagar 30,00 reais por um dvd que vem numa caixa de papelão. “Ah, é culpa dos impostos!” Pura lorota, Todo mundo critica os impostos altos, que se fossem mais baixos, o governo arrecadia a mesma coisa, devido ao maior poder aquisitivo da população. E os cd’se dvd’s, por que não baixam? Não pago nem a pau mais que 15 reais por um cd e 20,00 por um dvd! Agora vir em papelão? Até os dvd dos camelôes vem em embalagem mais decente! Não falei da qualidade, péssima, comprei dvd de show originais e tem a imagem pior do que na época do video-cassete, não tem opção de legendas, é como colocar uma fita cassete e deixar rolar. Sem falar aquelas coletânias baratas que tem para vender, não vale nem um real, acho que tiram do youtube e quem nos garantir que nao é pirataria!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *