Na próxima segunda-feira, 26, os principais candidatos à Presidência da República participarão do primeiro debate online. Última forma: o debate foi cancelado, porque José Serra e Dilma Roussef se negaram a participar. Belo exemplo, não? Quatro dos portais de maior audiência no País – Terra, IG, Yahoo e MSN – prometiam transmitir ao vivo, o que, segundo o Ibope NetRatings, significa um público de 23 milhões de pessoas (se é que todas elas estarão conectadas no horário, das 15 às 16h30). Os candidatos debateriam entre si e também responderiam perguntas de jornalistas dos sites e dos internautas.

Que eu me lembre, seria a primeira iniciativa do gênero neste país tão carente de democracia. Espero que haja outras. O UOL está anunciando um debate, em parceria com a Folha de São Paulo. Já sabemos que cada candidato tem seu próprio blog, twitter e equipes de comunicação online, fora as colaborações “espontâneas” de seus simpatizantes. Faz parte. Mas o hábito de debater diante do público é mais do que saudável. Não há pré-edição (espera-se) e cada um tem que se apresentar como de fato é, com suas incertezas, inseguranças e as respectivas caras-de-pau – que também fazem parte do jogo.

Cabe aos que assistirem, depois, julgar o que viram. Vale muito mais do que aqueles programas maquiados dos horários políticos obrigatórios na televisão. Infelizmente, sou obrigado a acrescentar agora, parece que não é assim que pensam esses candidatos que se apresentam como tão democratas.

3 thoughts on “Debate pela internet

  1. Eu tenho mêdo da Dilma!Uma pessoa que nunca foi eleita nem para síndica de condomínio,já quer logo ser presidente.Deveria primeiro se candidatar a outros cargos que, se der errado, os danos não serão desastrosos e irreversíveis para toda a nação.

  2. Dilma não vai participar do primeiro debate entre os presidenciáveis na internet, organizado pelos portais IG, Terra, MSN e Yahoo, marcado para a próxima segunda-feira. Isto mostra que sem u titereiro a boneca não funciona…

  3. Agora fiquei com mais mêdo da Dilma!O que ela está escondendo,do que está fugindo?O Serra também fez um papelão fugindo da raia,ao invés de comparecer sozinho e tripudiar a ausência da concorrente.O Serra também não é nenhuma maravilha mas ao menos já sabemos como se comporta perante um cargo eletivo e não precisamos temer”surpresas”.Com candidatos assim e eleitores muito piores(em sua esmagadora maioria),”que Deus nos ajude”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *