O comentário que fiz sábado sobre filmes em 3D teve a ver também com a notícia que li no site Gizmodo, sobre a baixa bilheteria dos filmes em 2010. As estatísticas indicam uma queda de receita dos lançamentos em 3D, como Shrek, Toy Story 3 e Como Treinar o Seu Dragão. Há uma preocupação em Hollywood, que após os sucessos de 2009 esperava que o público aderisse em massa à nova tecnologia. Como mencionei antes, a lista de lançamentos em 3D para os próximos meses (e os próximos anos) é extremamente atraente. Mas ninguém tem certeza se essas produções irão se pagar.

Um dos problemas, a meu ver, é a comparação com Avatar. O megahit de James Cameron foi vendido, bem antes de ser lançado, como uma experiência diferente, pelo fato de ter sido todo produzido em 3D, desde a concepção; o próprio Cameron virou garoto-propaganda, ao exibir seu entusiasmo pelos recursos dessa tecnologia. E a estratégia de marketing foi brilhante. Tudo isso fez do filme o campeão de bilheteria de todos os tempos, e é pouco provável que outro chegue perto tão cedo.

Há ainda a questão do hábito. As pessoas não estão acostumadas a ver filmes em 3D, os óculos continuam sendo desconfortáveis e, além disso, o ingresso custa mais caro. Portanto, só irão mesmo quando for um filme especial. Daí a dizer, como fez o colunista do Gizmodo, que “o 3D morreu”, me parece um exagero. Vamos ter que esperar alguns anos para poder fazer uma afirmação dessas.

Num dos próximos posts, falarei sobre o 3D na televisão, que é outra história, bem diferente.

2 thoughts on “3D decola ou não decola?

  1. Não consegui ainda ver nada extraordinário em 3D: vejo apenas como um efeito, para vc ver de vez em quando esquecendo dos inconvenientes: tontura, óculos, preço, posição pra assistir etc.
    Acredito que o IMAX, esse sim, é uma experiência que vale a pena. O tamanho da tela, o envolvimento, o som..muito superior ao 3D..e tudo no melhor 2D. Existe IMAX 3D, mas ainda prefiro o 2D.
    Quanto aos TV´s 3D – acredito que são para aqueles que querem mostrar aos amigos as novidades. A falta de conteúdo, o tamanho da tela, o número de óculos e a posição dos espectadoras cria graves limitações ao “3D doméstico”.

  2. Assisti Avatar, Premonição 4, Como Treinar Seu Dragão, Alice e Toy Story 3. Não sei se é um problema meu, mas não consegui ver muita imagem 3D. Com exceção de “Como Treinar Seu Dragão”, total decepção. Aliás, dizem que em Avatar, a cena que lançam granadas naquela grande árvore fica bem evidente, mas nessa hora eu estava dormindo (literalmente, de tédio). Mesmo porque já havia assistido a versão em 2D.
    A melhor cena 3D que vi até agora, foi a do robôzinho ensinando a usar o óculos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *