Dizem algumas pesquisas que está aumentando o número de pessoas dependentes da internet (aquelas que varam a noite navegando…) Já não é mais novidade também que um dos males detectados pela medicina neste início de século é a dependência do celular. Já vi, com meus próprios olhos, gente andando com dois ou três aparelhos; alguns são tão habilidosos que conseguem falar ao mesmo tempo em dois telefones – em três, nunca vi (ainda). Ah! Sim, tem também o “GPS-dependente”, aquele que ficou tão deslumbrado com o aparelhinho no painel do carro (deve ser a voz da mocinha sensualmente dizendo “vire à esquerda”, “dobre à direita”) que usa o brinquedo até para ir trabalhar.

Não se assustem, essas dependências são café pequeno, se comparadas a algo que acaba de ser exibido – adivinhe onde – no Japão. O evento Wireless Japan 2010, realizado no mês passado, mostrou o protótipo do primeiro óculos com GPS, como se pode conferir neste vídeo. O brinquedo ganhou o sugestivo apelido de WPNS (Wearable Personal Navigation System). Segundo os técnicos da Universidade de Eletrocomunicações de Nakajima, os tais óculos são equipados com minúsculos leds na parte interna da haste, que atuam sobre o campo de visão periférico do usuário. Os leds estão acoplados a um conjunto óptico-magnético que inclui um sensor de direção. Ao sair de casa, você “diz” a seu óculos – exatamente como alguns fazem hoje com seus carros – aonde deseja ir, e o tal sensor irá orientar seu caminho. E você nem precisará olhar em tela nenhuma: é só ficar atento às luzinhas dentro do óculos.

Gostei da demonstração. Só não ficou claro o que acontece o distinto cavalheiro estiver, ao mesmo tempo, usando um óculos desses e falando em dois celulares. Acho que, nesse caso, seria melhor deixar programados os tais leds para levar o cidadão ao hospício mais próximo.

1 thought on “GPS pendurado na cabeça

  1. Bem, dois celurares eu já tenho e o GPS está justamente em um deles, o smartphone.
    Mas a culpa de termos que manusear tantos gadget ao mesmo tempo ou é do fabricante de aparelhos ou das operadoras que talvez não dê suporte para os fabricantes produzirem celulares com dois chips (ou mais).
    Se isso ocorresse usariamos apenas um aparelho celular o telefone, a internet 3G e o GPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *