“Teles lançam TV digital no celular a R$ 30 por mês”, diz a manchete da Folha de São Paulo hoje. O leitor menos avisado – a maioria – deve achar um grande negócio, sem saber que assistir aos programas das emissoras abertas pelo celular (ou pelo notebook, ou vários outros dispositivos portáteis) é algo que muitos já fazem no Brasil desde o ano passado, em sem pagar nada. Felizmente, o texto do excelente repórter Julio Wiziack explica a coisa direitinho; o erro foi de quem fez a tal manchete.

A novidade é que as grandes operadoras de celular – Oi, Tim, Vivo e Claro – chegaram à conclusão de que o conteúdo da televisão pode ser um forte atrativo aos usuários de celular. E prometem lançar até outubro esse serviço, com tarifas na faixa de R$ 30 mensais. Prometem, não: quem está divulgando isso é a M1nd, empresa de software que tenta vender a novidade para as operadoras. A Oi, por exemplo, já desmentiu em nota oficial. De qualquer forma, o que estaria disponível via celular não é o conteúdo das redes abertas, e sim o da TV paga, mais precisamente 30 canais escolhidos pelas operadoras, incluindo BBC, Bloomberg, Discovery, Cartoon e outros.

A plataforma da M1nd permite oferecer até pay-per-view e video-sob-demanda (VOD) pelo celular. Vamos ver como funciona. Só espero que a introdução dessas novidades não congestione ainda mais as redes, que já funcionam de modo precário. Só um comentário adicional: se as teles investissem na melhoria dos serviços uns 10% do que gastam em propaganda, teríamos as conexões mais eficientes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *