Falando em tecnologia de televisão, conversei hoje por telefone com Raymundo Barros, diretor da TV Globo-SP e um dos responsáveis pelo Congresso da Set, e ele deu notícias para mim surpreendentes sobre TV Digital. Segundo o monitoramento da emissora, nada menos do que 72% dos domicílios localizados nas cidades onde o sinal digital já chega estão recebendo perfeitamente a programação.

O velho problema das chamadas áreas de sombra, se não foi resolvido de todo, caminha rapidamente para isso. Nos locais problemáticos, estão sendo instalados o que se chama tecnicamente de gap fillers, que são retransmissores para reforço de sinal. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, sempre foi um desafio devido a sua topografia. O bairro de Copacabana nunca conseguiu ter uma recepção analógica de qualidade, diz Raymundo. Agora, com os retransmissores digitais, o problema ali não existe mais.

As 36 emissoras da Globo adotaram o sistema de gap fillers, o que significa que em todas as praças onde chega o sinal a recepção deve ser perfeita – como se sabe, o sinal digital é estável e deve chegar inteiro ao televisor; quando há problema, a transmissão simplesmente é interrompida e não se vê nada na tela. Segundo o Fórum SBTVD, mais de 50% das residências brasileiras já recebem esse sinal, sendo que cerca de 5 milhões têm acesso à alta definição.

“Podemos dizer que temos a melhor TV Digital do planeta”, garante Raymundo.

1 thought on “O avanço da TV Digital

  1. Orlando;
    Me parece que o pessoal do Forum SBTVD deu uma bela “turbinada” nesses números. O Brasil possui mais de 57 milhões de domicílios, dispostos em mais de 5500 municípios, e com a TV Digital chegando a cerca de apenas 40 municípios, acho difícil acreditar que “mais de 50% das residências brasileiras já recebem esse sinal”. Isso nos levaria a pensar que deve haver cerca de 30 milhões de domicílios brasileiros equipados com televisores de plasma ou LCD dotados de receptores digitais, pois os chamados conversores avulsos sumiram do mercado faz tempo! E sem falar que na maioria desses 40 municípios chegaria apenas o sinal da Globo.
    Aqui em Santos temos exatamente esta situação, com transmissão apenas da TV Tribuna (afiliada da Globo) e ainda há muitas áreas de sombra, onde nem mesmo antena externa com amplificador resolve.
    Certamente que houve avanços significativos, mas a estrada é ainda bastante longa.
    Em tempo, estamos falando de TV Digital terrestre, pois via satélite a Globo sequer disponibiliza seu sinal digital.

    Abração,

    Vinicius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *