Estranha pesquisa divulgada pela consultoria IT Data, especializada em informática, indica que os brasileiros já estão comprando mais de TVs de 40 e 42 polegadas do que de 32″, até agora o tamanho mais procurado entre as telas consideradas “grandes” (acima de 29″). Modelos LCD de 40″ e 42″ representaram 37% das 600 mil unidades de LCD (incluindo LCD-LED) vendidas no mês de julho, contra 32% dos modelos de 32″. A justificativa seria a queda de preço: nos últimos seis meses, os TVs na faixa de 40″ tiveram queda média de 20%.

Digo que o estudo é estranho porque, primeiro, só foi publicado pelo jornal Folha de São Paulo, quando o normal é as empresas de pesquisa divulgarem amplamente seus trabalhos. Segundo, porque não informa como se chegou àqueles resultados, nem quem ou quantas pessoas (ou empresas) foram entrevistadas. Terceiro, porque a soma das porcentagens (69%) indica que o restante (31%) seriam TVs de outros tamanhos, ou seja, maiores que 42″. Temos hoje no mercado TVs LCD de 46″, 47″, 50″, 52″ e 55″. Ah! Sim, há ainda os de 37″, mas com pouca representatividade. Tudo somado, teríamos 31% do segmento, ou algo como 180 mil aparelhos de 46″ ou mais, em apenas um mês.

Não é muito?

1 thought on “De 32 para 42 polegadas

  1. Caro Orlando, acho que o restante do percentual refere-se aos tv’s de 20″, 22″ e 26″, visto que os acima de 46″ no Brasil praticamente não tem saída…
    Aqui em casa tenho um de 22″ que atende muito bem. Vejo, principalmente nas revistas especializadas, que o brasileiro optou por tv’s abaixo de 26″ para ambientes como quartos, cozinha e até wc’s. Agora realmente não é normal as empresas de pesquisa deixarem de divulgar seus trabalhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *