Esta é para os fãs de tênis: o torneio Aberto dos EUA, que começa nesta segunda-feira em Nova York, será o quarto grande evento esportivo transmitido ao vivo em 3D. Depois da Copa do Mundo, do Masters de Golfe e do All-Star Game de beisebol, chega a vez de conferir como é assistir a uma partida de tênis em três dimensões. Reconheço: para quem não gosta desse esporte, transmissões de jogos são uma chatice. Há até quem jogue e não goste de assistir… Mas estamos falando de tecnologia. Já comentei aqui que vi trechos de uma partida de golfe em 3D e consegui achar interessante. Não pela “movimentação”, é claro, mas pela visão ampla, e com maior profundidade, do campo. Como são imagens lentas, é possível admirar o efeito calmamente, talvez tomando uma taça de vinho francês.

No caso do U.S. Open de Tênis, a cobertura faz parte de um acordo entre a CBS (que detém os direitos para TV aberta), a DirecTV e a Panasonic, patrocinadora oficial do evento. As transmissões serão apenas para assinantes da operadora, a primeira que abriu um canal exclusivo para 3D, nos EUA. Esse canal já transmitiu partes de uma corrida Nascar e dos X-Games, confirmando a aposta da indústria em torno dos esportes para popularizar o 3D. A própria Panasonic – que já gravou o Aberto de Tênis da França e as Olimpíadas de Inverno em 3D – irá providenciar o equipamento para cobrir o U.S. Open em todos os detalhes.

Uma equipe da CBS foi treinada especialmente para essa cobertura. Serão seis gruas sobre a quadra, cada uma equipada com uma câmera 3D HD, mas posicionadas num ângulo mais baixo do que nas transmissões tradicionais de tênis. Os produtores sabem que, lá de cima, mal se consegue ver a bolinha voando a quase 200km por hora. A ênfase será nas tomadas ao nível da quadra, para que o telespectador sinta-se “como se estivesse lá”. Haverá também áudio surround para captar a ambientação da torcida e os gritos dos jogadores. Uma sétima câmera será usada para entrevistas após os jogos. Vários monitores 3D serão espalhados pelo complexo de Flushing Meadows, sede do evento, que tem mais de 30 quadras. Quem não estiver vendo o jogo na quadra central poderá acompanhar a transmissão num desses displays.

E – último item da estratégia da Panasonic e da DirecTV para seduzir o público – as finais e as semifinais do torneio serão transmitidas ao vivo para lojas de todo o País que revendem os produtos Panasonic. É um investimento pesadíssimo da empresa japonesa. Se vai dar certo, só vamos saber mais à frente. Mas isso sim é o que se chama estratégia de marketing.

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