Comentei aqui outro dia sobre os novos planos da Sony para o mercado brasileiro em relação ao 3D. Pois agora é a Philips. Assim como sua velha rival japonesa, a empresa holandesa promete agora ser mais agressiva – não em termos de preço, mas pelo menos com uma linha de produtos mais ampla e cheia de inovações. A começar do TV Cinema 21×9 (foto), que finalmente chega ao Brasil em outubro na sua nova versão (chamada Platinum), a mesma que está sendo lançada na Alemanha este mês. Sim, é um TV LCD-LED 3D, de 58 polegadas, e com avanços como interatividade (é compatível com o padrão DTVi), acesso à internet e protocolo DLNA para conexões sem fio. Já testamos o modelo convencional e todos na nossa equipe ficaram impressionados. Este agora, que vimos aqui na IFA em demonstração (o que é bem diferente de um teste), também parece ser excelente. Vamos ver.

Conversei ontem com Marcelo Natali, gerente de produto da Philips, que me confirmou os planos ambiciosos da empresa para o Brasil, que está entre os cinco mercados mais importantes para o grupo no momento. A briga deve ser boa com Samsung, LG e Sony, os outros três fabricantes que estão entrando forte no segmento de 3D (a Panasonic também promete fazê-lo antes do final do ano). O lançamento do Cinema 21×9 3D em prazo tão curto (em relação à Europa) prova que é verdadeira a prioridade da Philips ao Brasil. E vem muito mais por aí.

“Todos os novos TVs terão interatividade, DLNA e acesso à web”, diz Natali. E não são poucos. Haverá opções em LED Edge e Direct LED (este também conhecido como “Local Dimming”). Só não vai ter a tão polêmica conversão 2D/3D: a Philips não acredita que o resultado desse processo hoje seja satisfatório em termos de qualidade de imagem. E torce, é claro, para que o mercado seja abastecido o quanto antes com uma boa quantidade de filmes em 3D. Mais detalhes aqui.

14 thoughts on “Batalha do 3D vai esquentar

  1. Orlando, esta nota não é sobre isto mas eu gostaria que você – se possível – me tirasse uma dúvida. Numa TV de 32″ tanto faz ser HD Ready (1366 x 768) ou Full HD (1920 x 1080) que não se consegue perceber diferenças? Meu irmão comprou em junho uma TV AOC de 32″ é o resultado foi simplesmente decepcionante (era 1366 x 768 LCD) em relação à anterior de tubo que tínhamos. Ele trocou por uma Philips de 26″ LCD HD Ready (1366 x 768) e melhorou muito. Claro que o tamanho da tela (menor) influencia pra isso, além do provável fato de que a Philips possa ter melhores componentes.
    Minha vontade era que ele tivesse comprado uma de 32″ Full HD mas como elas eram bem mais caras, não comprou. Mesmo que tivesse comprado, teria sido “jogar dinheiro” fora por “impossibilidade de se perceber um ganho real”?

  2. “Só não vai ter a tão polêmica conversão 2D/3D: a Philips não acredita que o resultado desse processo hoje seja satisfatório em termos de qualidade de imagem.”

    Concordo plenamente com a Philips nesse ponto.

    Com relação a TV Cinema 21×9, algumas considerações.

    O melhor formato nessa TV para aspect ratio 2.35:1/2.39:1 é o chamado “Cinema 21:9” no menu. O problema é que como nem sempre as legendas estão em cima da imagem, acabam ficando cortadas nesse processo. Aí entra o formato “Legenda Cinema 21:9”, que levanta a imagem na parte inferior, em compensação vai ficar uma tarja preta inferior e a imagem fica achatada, ou seja, foge totalmente do objetivo da TV. Até porque se a pessoa for assistir nesse formato “Legenda Cinema 21:9”, é melhor nem comprar a TV, pois é jogar dinheiro fora. Afinal o objetivo da TV é se livrar das tarjas no aspect ratio 21×9.

    SOLUÇÃO: Para aproveitar ao máximo essa TV, é necessário um Blu-Ray que tenha a função de reposicionar as legendas como os da Oppo. Aí sim, estaremos aproveitando a TV 100%, sem tarjas, sem distorções!

    O QUE A PHILIPS DEVERIA FAZER: Fazer a venda casada dessa TV com um Blu-Ray Player Philips que tivesse a função de reposicionar as legendas. Ou dar o Blu-Ray de brinde na compra da TV. Pois caso contrário, vai ter gente que vai comprar a TV e pode se decepcionar com esse detalhe das legendas. Sem contar que essa TV não virá por menos de R$ 12.000, penso eu. É um investimento alto.

    Então, se a Philips fizesse isso, para uma TV dessas que o objetivo é assistir conteúdo 21×9, só bastariam dois formatos no menu: “Cinema 21:9” e “Não á Escala”.

    Agora, se eu tivesse condições, com certeza compraria essa TV, óbvio que um Blu-Ray Player Oppo também.

  3. Esse negócio de 16 x 9 e 21 x 9 é complicado. Durante anos eu e muita gente fomos impelidos a acreditar que o formato 16 x 9 era “imagem de cinema” e agora surge um formato que seria o verdadeiro formato de cinema. Qual está correto?

  4. Marcos Tony

    Na verdade o formato 21×9 é mais antigo do que muitos pensam, passou a ser adotado no cinema em 1955. O problema é que a indústria não sabe o que faz. Esse sempre foi o formato de cinema, o motivo das TV’s LCD’s e Plasmas e etc. terem adotado o 16×9 não sei dizer exatamente qual foi. Só sei que poderia ficar esquisito assistir toda programação em 21×9, além de não haver câmeras nesse formato, e ficar difícil gravar jornais dentre outros programas nesse aspecto, sem contar que não haveria necessidade de tanta informação lateral para os programas em si. Para filmes é uma maravilha. Obviamente houveram outros motivos, tendo muito a ver com o ambiente doméstico.

    Agora que o formato é antigo é, e a Philips está de parabéns pela inciativa, agora só falta ser autorado esse formato nos Blu-ray.

    Uma coisa interessante é que com o advento das câmeras digitais na produção de filmes, ao invés da indústria de eletrônicos e cinematográfica utilizarem e passarem a produzir câmeras digitais e projetores de cinemas com a resolução nativa 2.35:1 (21×9) não fizeram isso, e para chegarem nesse formato utilizam algumas formas, e uma delas é o uso das lentes anamórficas. Só para você ter uma idéia de outra diferença, o formato de câmeras digitais para filmes 2k, 4k e projetores digitais de cinema é 1.89:1!!!!

    Espero que eu tenha ajudado.

    Abraço

  5. Olá Marcos, na verdade não existe um único “formato de cinema”. Há algumas variações, entre elas 16×9 e 21×9. A confusão existe porque o 16×9 foi oficializado para a TV Digital, e os fabricantes começaram a produzir TVs desse tipo até acabarem totalmente com o chamado “tela cheia” (4×3), que é o formato da TV analógica. Como bem lembrou o Rubens, no cinema o 21×9 já é usado há décadas. Para reproduzir os filmes de cinema em equipamentos domésticos, foram criados vários artifícios, quase sempre implicando em alguma perda na imagem. Abs. orlando

  6. Caro Marcos, sempre haverá diferenças entre uma imagem Full-HD e uma HD-Ready. O problema é que, em telas de 32″ (ou menores), a percepção da resolução é muito difícil, porque os pixels ficam muito próximos entre si. Mas, se prestar atenção, você vai perceber diferenças em contraste e definição das cores, por exemplo. Pessoalmente, também levei um susto na primeira vez que troquei meu TV de tubo (que era excelente) por um LCD. Continuo achando que a qualidade dos tubos é melhor que a dos TVs atuais. Quanto a “jogar dinheiro fora”, não concordo: sempre se tem um ganho com um TV Full-HD, que é a melhor recomendação, independente até do tamanho da tela. Abs. orlando.

  7. Ok! Muito obrigado ao Rubens e a você, Orlando.

    Rubens, só fui descobrir da existência do “21 x 9” há menos de dois meses lendo um tópico – se não me engano – no fórum da Info. Até então, nunca tinha ouvido falar. Mas já que você falou em cinema, uma vez eu li faz uns dois anos – nem sei mais onde – que os filmes utilizados na produção cinematográfica (acho que falavam no de 70mm) eram capazes de garantir uma qualidade de imagem que nenhum sistema até então existente digitalmente (Full HD) conseguiria obter. Tomei um susto, pois pra mim as técnicas da atualidade (digitais e “full” pra cá, 3D pra lá) já teriam superado os “antiguados” (???) filmes. Será que esses “2k – 4k” conseguem a proeza?

    Orlando, também acho a imagem (TV convencional analógica e DVD comum) bem melhor em TV de tubo do que em LCD. Na atual (26″), o resultado ficou bastante satisfatório (após ajustes nos níveis de contraste, cor, brilho, nitidez… Neste último, tive de por em “zero” porque à medida em que aumentava, a imagem ganhava mais e mais granulação. Achei um absurdo, pois ao aumentar a nitidez a imagem perdia justamente a “nitidez”) em relação ao LCD 32″ anterior. A verdade é que essas TV’s modernas são adequadas mesmo aos sinais digitais HD e Blu Ray. Pra tv analógica fica bem abaixo daquilo que a gente se acostumou a ver nos tubos.

  8. No caso do filme de 70mm, se não me engano é o IMAX, aí a resolução é um absurdo, mas hoje pouquíssimos filmes são rodados nesse formato, devido à complexidade no processo.

    E ainda hoje se usa muito película. Com relação ao 4k, eu diria que a película 70mm tem no mínimo essa resolução.

  9. E como ficaria os filmes que são mutilados pelas distribuidoras (o fim da escuridão por ex.)… haverá corte na imagem?… e a imagem da tv?
    sds

  10. Olá Matheus, não entendi o que você quis dizer? Os cortes nos filmes não dependem dos fabricantes de TVs. Por favor, seja mais específico e tentaremos responder. Abs. orlando

  11. Olá Orlando.
    Eu quis dizer o seguinte:

    01 – Uma vez que existem filmes mutilados por aqui, como ficariam se eu os assistisse nessa tv?

    02 – E a programação da tv aberta? terei que assisir com as tarjas ´retas?

    Sds

  12. Como ficariam os filmes que são mutilados pelas distribuidoras quando assistidos nessa tv? serão cortados?

    a e imagem dos canais de tv? ficaria uma coluna preta nas laterais?

    Sds

  13. OK, Matheus. A resposta é: depende do tipo de corte. No TV 21×9, realmente os filmes que não são feitos para cinema deixam tarjas pretas nas laterais. Não tem jeito. É mais ou menos como assistir um canal de TV analógica num televisor widescreen (16×9). Agora, depende do que você entende por “mutilação”. A maior parte dos filmes em Blu-ray permite a adaptação para o formato da tela. Mas, como não existe uma padronização, pode acontecer, por exemplo, da legenda aparecer cortada. Aí, é preciso ajustar o formato (aspect ratio), como em qualquer televisor. Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, mande. Abs. Orlando

  14. Matheus

    Quem compra uma TV dessas tem um único objetivo para ela na cabeça: assistir filmes!! Como a maioria apresenta imagem nesse formato, cai como uma luva para essa TV. Alguns filmes apresentam a imagem 16:9 (1.78:1) e até mesmo 1.85:1, nesses casos vão aparecer tarjas laterais. Mas como disse, a maioria é 21:9!

    Comprar uma TV dessas pensando em assistir TV Aberta, TV por Assinatura, séries, e games, é jogar dinheiro fora. Compra essa TV quem já tem pelo menos uma em casa. Leia todos os comentários da notícia, que você entenderá melhor.

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *