Dinesh Paliwal (foto), CEO mundial da Harman, vem ao Brasil na semana que vem para conhecer o mercado onde o grupo pretende investir muito nos próximos anos. Como se sabe, a Harman adquiriu em julho o controle da gaúcha Selenium, um dos principais fabricantes nacionais de alto-falantes e componentes para equipamentos de áudio. Os próximos passos, Paliwal deve revelar numa entrevista marcada para dia 21. Com ele, vêm também os presidentes das divisões de consumo, David Slump, e de áudio profissional, Blake Augsburger, além do brasileiro Rodrigo Kniest, ex-diretor-geral da Selenium e escolhido para dirigir os negócios do grupo no Brasil.

Não é comum executivos de multinacionais virem ao País assim, em comitiva, o que prova a importância do Brasil para a Harman. Dono de marcas mundiais como JBL, Infinity, AKG e Mark Levinson, o grupo quer fazer do País uma plataforma para ampliar seus negócios em toda a América Latina, inclusive com a expansão da fábrica que a Selenium construiu em Manaus, de onde pretende exportar para outros países. Exportar o quê? Todos os produtos de áudio e vídeo que puderem ser fabricados – ou montados – em Manaus, com os devidos incentivos fiscais.

Com todas as dificuldades que o governo atual impõe aos importadores, fica cada vez mais claro que vale mais a pena montar uma fábrica – investimento que em geral demora anos para se pagar – do que “morrer”todo mês com impostos e mais impostos para importar; até porque o dinheiro desses impostos acaba indo parar nas mãos de mensaleiros e fabricantes de dossiês…

1 thought on “Mais um de olho no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *