Recentemente, a Dolby Labs anunciou um novo software para processamento de áudio em conteúdos 3D para cinema. Parece interessante. As demos aconteceram durante o evento IBC (International Broadcast Convention), realizado na Holanda. Não é só no campo das imagens que essa tecnologia evolui. Vejam aqui como funciona. Agora, o colega Vinicius Barbosa Lima me envia o link para um site inglês chamado 3D60, que também merece ser apreciado. Pelo que entendi, a partir de fontes de áudio estéreo eles conseguem criar uma experiência multiespacial; enquanto vê as imagens tridimensionais, o usuário é envolvido por sons que vêm de todos os lados, inclusive da região acima de sua cabeça. E isso, garantem os autores da ideia, independe do equipamento de reprodução: pode ser um cinema, um sistema de home theater ou até mesmo um fone de ouvido. Veja aqui a demonstração.

4 thoughts on “A experiência do áudio 3D

  1. Desculpe, mas não há nada de novo neste processo, visto que já há alguns anos ouvi vários exemplos de áudio binaural que tem a mesma (ou até melhor) profundidade e espacialidade de áudio.
    Me parece mais que pegaram a mesma tecnologia para aplicar nos filmes e eventos em 3d. Daí mudaram o nome original para soar mais atual e inovador.
    Digite binaural no google e veja quantas demonstrações deste tipo de áudio aparece. Daí, compare com o “big boy” chamado 3D60 e veja se não é a mesma coisa.

  2. Diferentemente do binaural, que é um processo feito desde a gravação, com posicionamento específico de microfones, etc., o 3D60 simula esta ambiência tridimensional a partir de qualquer gravação estéreo.

    De forma similar ao que acontece numa TV 3D, isto é feito “enganando” o cérebro, por meio do retardo controlado entre a chegada do som num e noutro ouvido e algumas transformações no espectro de frequências, para nos fazer perceber como se o som estivesse vindo de cima, da frente ou de trás. Por isto este efeito só é plenamente alcançado com o uso de fones de ouvido, ou numa sala muito bem afinada com o posicionamento das caixas e do ouvinte. Para quem gosta de efeitos de ambiência e tem um BOM headphone, é um prato cheio…

  3. Tenho opinião parecida a do Renato, que o 3D60 é apenas uma binaural requentado.

    Mauro, onde você viu que o 3D60 simula a ambiência tridimensional a partir de qualquer gravação estéreo? Procurei no site deles e não achei nada. Queria entender melhor como é feito (apenas por curiosidade de leigo).

    Para que quem ouvir a demonstração de binaural mais legal já feito, ouça o Virtual Baber Shop. Tem uma versão em http://www.noob.us/entertainment/amazing-digital-surround-sound-virtual-barbershop/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *