As notícias que chegam do Japão são as mais entusiasmadas sobre a estreia do TV 3D glass-free, da Toshiba, durante a CEATEC, que terminou nesta sexta-feira em Chiba, próximo a Tóquio. A empresa havia prometido mostrar a novidade na IFA, em setembro, mas como comentamos aqui não conseguiu. Agora, os japoneses – e os milhares de estrangeiros que visitaram o evento – tiveram o privilégio de ver as primeiras demonstrações, saudadas como excelentes.

O detalhe é que não são propriamente TVs para, digamos, uma sala de home theater. Pelas descrições, trata-se de monitores destinados ao uso individual. As telas (foto) são de 12 e de 20 polegadas e utilizam o processador de células anunciado pela Toshiba no ano passado. A vantagem é que o processamento dos sinais é muito mais rápido e preciso, permitindo aprimorar recursos como o tempo de resposta e a freqüência de quadros, o que é essencial em TVs LCD. Ambos utilizam o sistema lenticular – uma camada com minúsculas lentes por trás do display dispersa os sinais luminosos, produzindo o efeito tridimensional sem a necessidade dos óculos 3D. Com isso, fica mais natural até mesmo a conversão de imagens convencionais (2D).

O único inconveniente relatado é o ângulo de visão: apenas 40 graus. Significa que você precisa estar de frente para a tela, com uma pequena margem de manobra lateral, caso contrário não perceberá o efeito. Em compensação, a Toshiba conseguiu – pelo menos nas demonstrações – processar imagens de altíssima definição, com o dobro do número de pixels, resultando na reprodução Full-HD 3D.

Os dois aparelhos possuem backlight de leds e estão previstos para chegar ao mercado japonês em dezembro. O modelo de 12″ sairá por 120 mil iênes, o equivalente a US$ 1.400; o de 20″ terá preço sugerido bem mais salgado: 240 mil iênes.

A pergunta que provavelmente não quer calar: haverá modelos maiores? Sim, na CEATEC a Toshiba exibiu também um LCD 3D de 56″. Mas era apenas um protótipo, sem prazo para lançamento.

3 thoughts on “Óculos para quê?

  1. INFELISMENTE A CLASSE POBRE SÓ VERÁ NA SUA RESIDENCIA ESSAS TVS DA A 20 OU 30 ANOS ; ISSO SE O NOSSO PLANETA NÃO ENTRAR EM COLAPSO ANTES SÓ DEUS SABE

  2. O Japão é fera em tecnologia! A maioria das invenções vêm da terra do sol nascente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *