Em breve deveremos começar a encontrar por aí aparelhos com um novo logotipo. As normas do padrão WiFi Direct foram aprovadas meses atrás pela WiFi Alliance, entidade criada pelos fabricantes para cuidar do assunto. Esta semana, começaram as certificações de produtos que irão oferecer o recurso. Prepare-se: muita coisa pode mudar na sua vida de gadget-maníaco!!!

Basicamente, o padrão WiFi Direct permite que os aparelhos se comuniquem sem fio em qualquer lugar, mesmo que não haja uma rede WiFi disponível. Basta que dois deles se aproximem, e pronto: os usuários poderão imediatamente começar a trocar mensagens, fotos, músicas, vídeos e tudo mais que a conexão permitir. Os produtos identificados com o logotipo terão a capacidade de se reconhecer mutuamente sem necessidade de senhas, códigos, chaves, ou mesmo do infame processo de “pareamento”, que é usado hoje. Nada disso. Vai ser como amor à primeira vista: olhou, gostou, conectou.

Vai ser útil, por exemplo, quando você quiser imprimir um documento armazenado no seu celular: é só aproximá-lo da impressora e dar a ordem de “print”. Ou quando precisar transferir para o notebook uma foto que acabou de tirar com sua câmera. Ou quando… bem, use a imaginação, as aplicações são praticamente infinitas. Diz o pessoal da WiFi Alliance que a ideia é “libertar” o usuário de procedimentos complicados, que acabam reduzindo o uso da conexão sem fio. E dão um exemplo ilustrativo: se várias pessoas se encontram num mesmo local (digamos, um restaurante), todas estarão automaticamente conectadas no que é definido como “WiFi Direct Group”. Este vídeo mostra como será, na prática.

Só não dá para saber qual será a velocidade da conexão, pois esta naturalmente depende do espectro e da quantidade de pessoas utilizando. Mas, no mínimo, vai ficar mais fácil encontrar quem você quiser: se aquela ex-namorada ou aquele amigo indesejado estiver no pedaço, você vai saber na mesma hora. É só olhar para a telinha do celular.

2 thoughts on “WiFi para todas as horas

  1. Orlando, tudo bem? Um dúvida: isso já não acontece (ao menos em parte) com o protocolo DNLA? Quais as diferenças? Abraço.

  2. Olá, Raul. Sim, pelo visto – já que ainda não existe nenhum produto desse tipo – o padrão WiFi Direct será um concorrente do DLNA. Esses padrões são mantidos e atualizados por empresas que cobram royalties dos fabricantes. Portanto, o interesse delas é vender a ideia para Sony, Samsung, LG etc. Só me parece que estão querendo simplificar a coisa, pois a conexão nesse caso será mais fácil. No caso do DLNA, você precisa instalar um software no aparelho, certo? Com o WiFi Direct, seria automático. Mas vamos esperar para saber mais detalhes. Obrigado e um abraço. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *