Depois de uns dias de descanso, cá estamos de volta. E, com governo novo (novo?), sinto-me quase na obrigação de reforçar aqui os princípios que norteiam este humilde blog. Outro dia, um leitor fez perguntas que estavam todas respondidas em posts anteriores. Ou seja, não os leu. Em vez de procurar e pesquisar, preferiu perguntar de novo. Minha resposta foi: “digite a palavra desejada na caixa BUSCA”. Assim, quase como um atendente de telemarketing.

É uma pena, porque parece que as pessoas às vezes têm preguiça de pensar. Como se buscassem eternamente um guru, ou algo assim, que lhes diga o caminho a seguir. Como não tenho vocação nem vontade de ser guru de ninguém, convido todos a ler e se informar, que é para isso que servem as mídias. Alguns podem discordar, mas esses conceitos me vêem à mente toda vez que comento aqui sobre política. E, embora haja os conformistas e os niilistas, defendendo que de nada adianta criticar nem reclamar, continuo do outro lado.

Recentemente, trocando emails com um amigo petista, ele se definiu como “da situação”. No que fez muito bem, pensei. A democracia inclui o conceito, irrefutável, de que todo mundo tem direito a pensar o que quiser e agir de acordo. De minha parte, respondi que sou “cada vez mais oposição”. Até porque não esqueço os ensinamentos de mentes privilegiadas, como Alceu Amoroso Lima, Barbosa Lima Sobrinho e Millôr Fernandes – este último autor da antológica frase: “Imprensa boa é imprensa de oposição”. Corrigindo, a frase correta: “Imprensa boa é imprensa contra”. E reafirmando: a mídia existe para fiscalizar os poderosos, de todos os tipos e tendências. Por isso, precisa ser livre, sempre.

Neste momento em que tantos querem controlar a mídia – a propósito, leiam este admirável artigo, do professor Luis Felipe Pondé, publicado pela Folha de São Paulo – temos obrigação de continuar questionando. Eleição livre é apenas um aspecto da democracia. Vamos lutar para conquistar (e manter) também os outros. Daqui deste cantinho, prometo seguir as lições dos mestres citados acima e de vários outros, cujas ideias estão exemplificadas na seção “Frases” deste blog.

Agradeço aos que quiserem participar e divulgar.

1 thought on “Vamos continuar questionando

  1. Excelente post! Concordo totalmente! Por sinal, é triste ver muitos dos nossos compatriotas, pessoas com nível educacional que não lhes serve de desculpa, defendendo alegremente o controle da imprensa pelo Estado. A verdade é que o Brasil é um país de tradição totalitária. O povo até hoje não aprendeu a lidar muito bem com a liberdade de opinião, com a democracia, com a existência de uma oposição, enfim, com os direitos mais básicos. Não é acidental que tantos por aqui simpatizem com ditadores, de Armajinehad a Hugo Chávez

    Não ando muito otimista com o nosso futuro.

    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *