Na semana passada, estive no laboratório da LG, em São Paulo, para conferir de perto três novos serviços que estão sendo agregados aos TVs da marca que acessam a internet: NetMovies, Saraiva Digital e Portal iG. São 27 modelos de TVs com esse recurso, que a LG chama de NetCast (cada fabricante utiliza uma denominação), com tamanhos a partir de 32″ e custo em torno de R$ 2.000.

Já é consenso entre os fabricantes que o acesso à internet pelo TV será um forte chamariz para o consumidor daqui por diante. Mais até do que o 3D. Se ainda é raro encontrar um filme em 3D, os conteúdos online disponíveis para quem tem um webTV são fartos. Claro, é preciso diferenciar as coisas: acessar a internet numa tela grande é uma experiência completamente diferente daquilo a que todos estamos acostumados. No computador, o ato de navegar é solitário e intimista; no TV, torna-se compartilhado. Mais: não faz sentido, por exemplo, acessar na tela grande sites de notícias, recheados de texto. É necessário ter imagens que prendam a atenção, inclusive com qualidade equivalente à resolução do TV. Como se sabe, a alta definição amplia os defeitos da imagem.

Mas talvez esses sejam detalhes que o usuário irá descobrir por si próprio. A corrida atual dos fabricantes é para obter os mais variados conteúdos, que estimulem a compra dos TVs. No caso da LG, a opção me parece acertada: NetMovies e Saraiva Digital são dois sites de venda de filmes online. No primeiro, você pode encomendar o disco para ser entregue em sua casa ou assisti-lo via streaming; no segundo, há a opção de comprar ou alugar. Ambos seguem o modelo bem-sucedido da americana Netflix, com algumas adaptações. Já o iG oferece conteúdos variados sob demanda (veja aqui um vídeo).

De agora em diante, veremos muitas ações desse tipo por parte dos fabricantes, em busca de parceiros – nacionais ou internacionais – que ofereçam conteúdos interessantes. O mercado está aberto a desenvolvedores. Vamos acompanhar de perto esses movimentos.

1 thought on “Alugando filmes pela TV

  1. Caríssimo Orlando,

    É, parece mesmo um caminho sem volta. Como usuário, relato minha experiência: Em recente viagem aos EUA, comprei o novo Apple TV. Como meu receiver, PS3 e BluRay não tem o recurso, resolvi apostar no produto da Apple.

    A navegação pelos menus é incrivelmente rápida, intuitiva e em bom português. Com um Apple ID americano (existem tutoriais na NET que ensinam a faze-lo), é fácil alugar milhares de filmes, documentários, seriados, ou seja, tudo que a Apple colocou a disposição. O aparelho é conectado a Internet através da rede Wi-Fi.

    Minha conexão é de 10 Mbps e, com ela, consegui assistir vários documentários em 720p e áudio Dolby Digital sem travamentos. O aparelho tem memória suficiente para fazer um buffer e armazenar o programa para garantir a reprodução contínua e permitir pausas, etc.

    Neste meu primeiro contato para valer com o alguel de filmes, nota 10. As visitas a combalida Blockbuster, já bastante reduzidas pela oferta da TV a cabo, serão cada vez mais raras.

    No caso do Apple TV, uma observação importante: o conteúdo está disponível apenas em inglês, sem legendas, ao contrário do que acontece com os fornecedores nacionais, obviamente.

    Abraços,

    Julio Cohen

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