Quando muita gente já achava que a tecnologia de plasma tinha sido condenada pelo sucesso popular do LCD, eis que surge uma reviravolta: as vendas de plasma no mercado americano voltaram a subir este ano, após quedas contínuas desde 2006. O LCD ainda é maioria, mas já não tanto. Vejam os números divulgados pela empresa de pesquisas Quixel Research:

* 3,6 milhões de plasmas vendidos no terceiro trimestre (aumento de 15% sobre o mesmo período de 2009)

* O crescimento foi maior ainda na categoria de plasmas 720p (resolução HD): 27% nos modelos de 42″ e 65% nos de 50″.

* Na faixa de telas acima de 40″, o LCD está em declínio: queda de 10% entre o segundo e o terceiro trimestres.

* Em 2008, a proporção entre LCDs e plasmas era de 73/27; um ano atrás, chegou a 79/21; agora, é de 69/31 (sempre considerando TVs de 40″ ou mais).

Dá pra tirar alguma conclusão? Acho que ainda não. Precisamos ver se, a médio prazo, isso é uma tendência. Mas é inegável que o plasma se beneficia de avanços como a TV 3D e dos filmes com maior apuro técnico. Vamos ver se os fabricantes de plasma – basicamente três: Panasonic, LG e Samsung – continuam aprimorando essa fantástica tecnologia.

5 thoughts on “A reação do plasma

  1. Orlando,essa é uma notícia animadora e,realmente o 3D deve dar novo impulso à excelente tecnologia de plasma.No último domingo(14/11) estive no Shopping Morumbi com intuito de conhecer essa tv 65″LCD/LED mencionada abaixo.Pude compara-la assistindo ao mesmo conteúdo 3D com a plasma da mesma marca 63C7000(Samsung).A diferença em conforto visual ,precisão e profundidade nas imagens é gritante em favor da plasma.Até minha irmã,que me acompanhava ,e não é ligada no assunto percebeu o fato mesmo sem que eu tivese lhe perguntado.É claro que as imagens que presenciamos na Panasonic 65VT25,no mesmo dia,embora com outro conteúdo,não dá para descrever com palavras,só vendo mesmo.

  2. Ótima notícia Orlando. Espero que continue a crescer mais, pena que a Panasonic não liga mais para o Brasil quando o assunto é Plasma. Se tivessem continuado com o modelo de 42″ HD e Full HD, estariam vendendo muito bem.

  3. Orlando, embora não tenha grande conhecimento técnico no assunto, posso dizer, como consumidor, que a tecnologia plasma ainda leva larga vantagem em relação à LCD. Tenho em casa uma duas TVs HD, uma de LCD e outra de plasma, e a maior qualidade desta última é gritante. Imagens mais naturais, suaves, com precisão nas cenas de movimento, sem falar no contraste muito superior. Isso é uma coisa que nunca consegui entender muito bem: como é que as pessoas em geral ainda preferem as TVs de LCD, em detrimento das plasmas. Acredito que para painéis de até 32 polegadas a vantagem é do LCD (até porque não há TVs de plasma nessa categoria). Agora, para painéis a partir de 42 polegadas, a Plasma, além de muito melhor, é, via de regra, bem mais barata. Abraço.

  4. Sir.orlando primeiro gostaria de comprimenta-lo pelo seu excente trabalho prestado aos brasileiro pelo seu blog. ja a semanas venho pesquizando a compra de uma plasma (42″.FULHD) PANASONIC, mas com o comentário do leitor rubens mendes acima quanto ao desinterese da panasonic, sinto que terei que rever minha compra.

  5. Aviso ao Sérgio: tenho uma TV de plasma 42 polegadas HD e posso afirmar, sem sombra de dúvida, que não perde em nada, absolutamente nada, para as TVs de LCD Full HD de mesmo porte. Se perde (tenho dúvidas a respeito) alguma coisa em resolução estática, em resolução dinâmica (cenas de movimento) dá um banho nas TVs full HD LCD. E afirmo: de nada adianta ser full HD se não tiver boa resposta nas cenas de movimento (ninguém vai querer ficar apreciando paisagens estáticas em alta definição). Isso sem falar em outras vantagens, como contraste, gama de cores e fidelidade de imagem. Por isso, cheguei à conclusão que uma TV de plasma HD de 42 polegadas (preço que não chega a R$ 2.000,00 no varejo) é disparado o melhor custoXbenefício do mercado atualmente (lembre-se que a própria TV de alta definição reproduz, quando muito, imagens HD; para obter full HD nativo, só mesmo em blu-ray player). Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *